Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Ministério Público

MP notifica Prefeitura de São Leopoldo sobre morte e contaminação em lar de idosos

Justiça questiona óbito de uma residente do Lar Municipal São Francisco de Assis e solicita medidas para impedir a propagação da doença; Prefeitura anuncia que vai transferir os idosos para o Monte Alverne

Por Jean Peixoto
Publicado em: 10.07.2020 às 21:27 Última atualização: 10.07.2020 às 21:58

24 idosos do Lar São Francisco de Assis devem ser transferidos para o Monte Alverne neste fim de semana Foto: Arquivo GES
Mediante denúncia anônima, o Ministério Público notificou a Prefeitura de São Leopoldo nesta sexta-feira (10). O MP questiona o óbito de uma idosa no Lar São Francisco de Assis, registrado na madrugada desta sexta-feira, e cobra medidas para evitar a contaminação de funcionários. Segundo informações da Comarca leopoldense, o ofício foi expedido para ao Executivo Municipal ainda na tarde de sexta-feira, com prazo de cinco dias para envio de relatório com as informações solicitadas. O responsável pelo caso é o promotor criminal Ioannis Fedrizzi Petalas.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Conforme a procuradora-geral do Município, Angelita Rosa, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) recebeu a notificação no final o dia. Ela afirma que a Prefeitura responderá normalmente e todas as medidas já foram tomadas. Segundo ela, já ocorreu a testagem de todos os idosos e nenhum mais testou positivo.

Na noite desta sexta-feira, a Prefeitura anunciou que, neste final de semana, os 24 idosos do Lar São Francisco de Assis serão transferidos para o Monte Alverne, localizado no bairro São José. Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, a transferência já estava programada e não teria relação com a denúncia.

Transferência

Conforme a prefeitura, a medida faz parte do protocolo de sanitização estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsad) para casos de surto. Os dois idosos que testaram positivo para Covid-19 na sexta-feira, 24 de junho, foram encaminhados para o Monte Alverne e já estariam recuperados. Quatro trabalhadores testaram positivo e estão afastados das funções. 

A Prefeitura afirma que a escolha do Monte Alverne como forma de garantir a hospedagem temporária dos idosos se dá em virtude do local já estar preparado para o acolhimento de pessoas que precisem garantir o isolamento domiciliar, e destaca que, segundo o Executivo, nenhum dos 24 idosos seria considerado suspeito para a Covid-19.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.