Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus 400% de aumento

Em apenas um mês, mortes por Covid saltam de 7 para 38 em Canoas

De 13 de junho até ontem foram 31 óbitos, segundo dados oficiais do Estado; homem, de 68, e mulher, de 73, são as vítimas mais recentes da doença na cidade

Por Jeison Silva
Publicado em: 14.07.2020 às 10:16 Última atualização: 14.07.2020 às 10:16

De 15 de junho até ontem, Canoas registrou 38 óbitos por Covid, segundo dados oficiais da Prefeitura de Canoas. Um homem, de 68 anos, e uma mulher, de 73, são as vítimas mais recentes da doença na cidade. Os casos positivos chegaram ontem a 1.083. Em um mês, mortes por Covid passaram de 7 para 38 (400%) e casos da doença cresceram 40%.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Em 20 de julho, o combate à pandemia completará quatro meses em Canoas e, como era previsto, o frio do inverno pressiona a rede pública de saúde. O boletim mais recente informa que sobravam na segunda-feira somente dois dos 32 leitos de UTIs reservados exclusivamente para o tratamento da Covid-19, atingindo 94% da ocupação. O momento é dos mais delicados na cidade. Na última sexta-feira (10), a ocupação de UTIs exclusivas para coronavírus era de 66%.

A boa notícia é que, do total acumulado de 1.083 infectados, 309 estão em meio ao tratamento, mas 774 já se curaram, o que dá um percentual de 71%. A falta de insumos, de medicamentos e de equipes de saúde, no entanto, seguem dando dor de cabeça para os gestores públicos. Foram contratados seis médicos, 21 enfermeiros e 71 técnicos, mas os números estão aquém do necessário para operar a pleno os 200 novos leitos em Canoas.

Ao mesmo tempo, distribuidores de sedativos e anestésicos encontram dificuldades em atender à demanda dos hospitais e entregam a medicação aos poucos, em vez de lotes robustos, algo que obriga a planejar os estoques semana a semana, em vez de projetar 60 e 90 dias à frente. Entre as iniciativas que merecem destaque está o estudo que vai avaliar a eficácia do tratamento precoce na fase inicial de pessoas com sintomas da doença.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.