Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Pandemia

Em 30 dias, internações pela Covid-19 triplicaram em cinco cidades da região

O crescimento de mais de 300% no número de casos e nas mortes por Covid-19 nos municípios da área de São Leopoldo contribui para o agravamento da situação nos hospitais da região

Por JEAN PEIXOTO
Publicado em: 16.07.2020 às 03:00 Última atualização: 16.07.2020 às 08:53

Governo Federal habilita 12 novos leitos de UTi na região Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O aumento no índice de hospitalizações de pacientes dos municípios de São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Portão e Capela de Santana vem preocupando os gestores municipais. Nos últimos 30 dias, a taxa de internações hospitalares cresceu 357%, conforme dados disponibilizados diariamente pelas prefeituras. Os números acompanham a ascensão da curva de contaminação pela Covid-19 na região, que cresceu 363% no último mês.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Os indicadores mais dramáticos concentram-se no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), de Sapucaia do Sul que, na tarde de segunda-feira (13), bloqueou a entrada de pacientes com necessidade de leitos de UTI. Entre junho e julho, o número de pacientes internados na área Covid do Getúlio Vargas teve aumento de 766%, o índice mais expressivo da região. De acordo com o portal estadual de monitoramento de leitos no Rio Grande do Sul (covid.saude.rs.gov.br), desde o dia 2 de julho, o HMGV vem operando com lotação máxima dos seus 17 leitos de UTI Adulto.

No dia 7 de julho, o hospital alcançou, também, a ocupação total dos leitos clínicos fora de UTI, que operam acima da capacidade desde o dia 8, chegando a 135,7% na tarde ontem. Além da falta de leitos, o Getúlio Vargas sofria com a escassez de medicamentos desde a semana passada, quando a prefeitura fez uma compra emergencial, garantindo estoque para sete dias. Conforme Gilberto Barichello, diretor-geral da instituição de saúde sapucaiense, o HMGV adquiriu medicamentos, que devem render para a próxima quinzena. No entanto, o bloqueio de leitos para pacientes graves deve continuar. (Leia mais na página 5).

São Leopoldo no limite

O Hospital Centenário, de São Leopoldo, atingiu a lotação máxima das suas 20 vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), na tarde de terça-feira. A presidente da casa de saúde leopoldense, Lilian Silva, comentou que a "situação é temerária." O Município capilé também apresentou um crescimento expressivo no volume de internações no último mês, chegando a 71% no período. Na tarde de ontem, a área reservada para a Covid-19 do Centenário, que possui 40 leitos, sendo 10 de UTI, havia 29 pacientes internados. Todos os 10 leitos de UTI Covid estavam ocupados. Os 10 leitos de UTI Adulto, para atendimento de outras doenças, também estavam ocupados, assim como os oito leitos da UTI neonatal.

Esteio e Portão

O Hospital São Camilo, de Esteio, apresentou variação de 60% nas internações do último mês. Conforme o boletim da prefeitura, divulgado na noite de terça-feira, na data, 20 dos 36 leitos da área Covid estavam em uso, sendo quatro destes em UTI. Conforme a plataforma estadual, até a noite de ontem, 9 dos 14 leitos de UTI estavam ocupados (64,3%).

Já entre os 18 leitos clínicos da área Covid, fora os de UTI, 15 estavam em uso, o que representa 83,3% de ocupação. O Hospital de Portão não possui leitos de UTI, mas dispõe de 10 leitos clínicos reservados à pacientes com Covid-19. Conforme a plataforma estadual, sete destes leitos estavam ocupados até a noite de ontem. As internações de portonenses tiveram 66% de variação em 30 dias.

Número de óbitos cresceu 350% em um mês

Em 15 de junho, a região contabilizava 20 óbitos decorrentes do coronavírus, a maioria deles (11) em São Leopoldo. Até ontem, os municípios somaram juntos 70 mortes, sendo 36 de leopoldenses.

Número de recuperados quadruplicou

Em um mês, o índice de pacientes recuperados da Covid-19 na região cresceu 409%. Em 15 de junho, eram 528 curados. Até ontem, este número subiu para 2.163. Em São Leopoldo, já são 1.388 e, em Sapucaia do Sul, 403.

A Covid-19 nas cidades da região de São Leopoldo

São Leopoldo: 1.675 casos, 39 internados, 1.388 recuperados, 36 mortes.

Sapucaia do Sul:  570 casos, 23 internados, 403 recuperados, 14 mortes.

Esteio: 394 casos, 20 internados, 267 recuperados, 16 mortes.

Portão: 172 casos, 5 internados, 98 recuperados, 4 mortes.

Capela de Santana: 15 casos, 6 internados, 7 recuperados, 0 morte.

Total na região: 2.826 casos, 93 internados, 2.163 recuperados, 70 mortes.

* Dados cruzados entre prefeituras da região e Secretaria de Saúde do RS até as 20 horas de quarta-feira (15). 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.