Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Surto na prefeitura

195 servidores da Prefeitura de São Leopoldo já testaram positivo para a Covid

Do total de confirmados, 140 casos foram registrados entre profissionais da Saúde

Publicado em: 24.07.2020 às 21:58 Última atualização: 25.07.2020 às 13:19

Sanitização em UBS de São Leopoldo ocorreu nesta sexta-fera Foto: Valentin Thomaz/Prefeitura de São Leopoldo
Após o surto de Covid-19 detectado no prédio da Prefeitura de São Leopoldo na semana passada, a testagem massiva dos servidores municipais segue avançando. Conforme a Prefeitura, de terça até esta sexta-feira (24), 626 trabalhadores, entre profissionais de saúde, guardas municipais, trabalhadores da limpeza urbana, fiscalização e setores administrativos essenciais já foram testados. Deste total, 195 tiveram resultado positivo no teste rápido de IGG e IGM.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Dos confirmados, 133 foram afastados das funções por estarem com o vírus ativo. Entre o total de positivos, 62 já possuem anticorpos no organismo e não estão com o vírus ativo. Os exames foram realizados no Centro de Testagem Municipal (CTM), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsad), e nas unidades e serviços de saúde.

Profissionais da Saúde

Entre os confirmados, 140 casos foram registrados em profissionais da Saúde, o que representa 71,79% do total de positivos, por serem locais especialmente expostos. Há outros 34 positivos entre os trabalhadores da Segurança Pública e 22 entre os demais trabalhadores, que também atuam em áreas de combate à pandemia como fiscalização e gestão.

Testagem continua

Neste sábado (25), mesmo sendo feriado, as equipes do CTM da Secretaria Municipal de Saúde estarão testando outros 140 servidores, conforme os horários agendados. O trabalho deverá seguir na semana seguinte, dentro do calendário de testagem da população, além dos demais casos de surto, conforme as janelas dos casos e sintomas.

Prefeitura reabre na segunda-feira

O Centro Administrativo, que foi sanitizado no último final de semana, retoma apenas o expediente interno na segunda-feira (27) e com acesso dos servidores já testados negativos e os recuperados. Os canais de atendimento online seguem sendo a alternativa para contatos com a Prefeitura Municipal.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Ricardo Charão, “mesmo tomando todas as precauções e uso de EPIS, a testagem mostra que especialmente aqueles que não podem ficar em casa, os trabalhadores que atuam para cuidar da vida das pessoas, estão com muitos casos positivos”. Charão reforça que a maioria tem apenas sintomas leves e que Secretaria já reorganizou as equipes. “Vamos seguir esse trabalho de enfrentamento da pandemia e o serviço público não pode parar, pedimos uma atenção especial da nossa comunidade que só saia de casa se for realmente necessário”, alertou o secretário.

Postos fechados

Conforme a Prefeitura, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Pinheiro e Santo André estarão fechadas a partir de segunda-feira (27). Nas duas unidades foram identificados dois casos positivos com relação entre si. Os postos foram sanitizados e os trabalhadores com resultado negativo reforçarão o apoio na rede de saúde.

A UBS Pinheiro deverá reabrir na próxima quarta-feira, 29. Já a UBS Santo André está em fase final da obra de ampliação e a previsão é de reabertura nos próximos 45 dias.

Unidades de Saúde são sanitizadas

Além da testagem, segue o calendário de sanitização das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Até o momento foram sanitizadas as UBS Santo André, São Cristóvão, Cohab Feitoria, Santos Dumont e Scharlau. O trabalho segue no final de semana com as unidades Mauá, Padre Orestes, Santa Marta, Vicentina, Rio Branco, Trensurb e Cohab Duque.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.