Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Distanciamento controlado

Mapa preliminar coloca Serra na terceira semana na bandeira vermelha

Região de Caxias do Sul, que engloba Gramado e Canela, está no nível mais preocupante, aponta Governo do Estado

Por Letícia de Lima
Publicado em: 24.07.2020 às 18:21 Última atualização: 24.07.2020 às 18:52

Das regiões em bandeira vermelha, a de Caxias do Sul segue no nível mais preocupante, segundo Governo do Estado Foto: Divulgação
O mapa preliminar divulgado pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (24) aponta que a região da Serra gaúcha deve entrar pela terceira semana na bandeira vermelha (risco alto). Além do bloco liderado por Caxias do Sul, que engloba as cidades de Gramado e Canela, subiu de oito para 14 as regiões que foram classificadas em vermelho nesta 12ª rodada: Taquara, Canoas, Porto Alegre, Pelotas, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Cruz Alta, Bagé, Passo Fundo, Palmeira das Missões e Santo Ângelo.

O mapa preliminar volta a trazer mais da metade das 20 regiões em risco alto para o contágio por coronavírus. Das regiões em bandeira vermelha, a de Caxias do Sul segue no nível mais preocupante, pois manteve a mesma média ponderada final da semana anterior, de 2,16. A Macrorregião da Serra está desde o último dia 14 de julho denominada como alto risco.

Mais uma vez, o Comitê Estratégico do Observatório Regional da Saúde Macrosserra irá recorrer e pedir a reclassificação da Serra para a bandeira laranja (risco médio). Nas duas rodadas anteriores, os recursos não foram acolhidos pelo governador Eduardo Leite. "Não é novidade que a Serra esteja novamente na bandeira vermelha, entretanto, vamos justificar que nossos indicadores foram melhores esta semana, do que semana passada, tivemos uma estabilização", explica José Carlos Breda, presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e do Observatório.

Em Gramado

O município de Gramado bateu recorde de notificação de infectados nesta sexta-feira: a cidade registrou 41 novos casos, subindo para um total de 256 registros confirmados desde o início da pandemia. De acordo com o boletim  epidemiológico do Centro de Operações de Emergências (COE) Gramado de hoje, 43 pacientes estão em isolamento domiciliar.

O Hospital Arcanjo São Miguel está com 13 pacientes residentes internados, sendo 11 confirmados. A ocupação da casa de saúde de Gramado chegou a 100% no último domingo (19) e se manteve em 94,4% ao longo desta semana.

Decisão final

Os municípios e associações regionais têm 36 horas – que se encerram às 6h de domingo (26) – para apresentarem recurso por meio do formulário de on-line. Os pedidos de reconsideração serão avaliados pelas equipes técnicas do governo. A decisão será tomada pelo Gabinete de Crise na segunda-feira (27) e, à tarde, o mapa definitivo, vigente a partir de terça (28), será divulgado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.