Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Região

Prefeitura de São Leopoldo emite nota sobre recorde de novos casos de Covid-19

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, 65 dos 161 casos divulgados na quinta tiveram exames coletados na rede privada entre 6 e 9 de novembro, o que teria causado um represamento dos dados

Publicado em: 13.11.2020 às 16:50 Última atualização: 13.11.2020 às 19:35

Após confirmar, na quinta-feira (12), mais 161 casos de Covid-19, que seria o recorde leopoldense de casos no mesmo dia desde o início da pandemia, a Secretaria Municipal da Saúde (Semsad) emitiu uma nota explicando o porque do aumento expressivo de infectados em um mesmo dia.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre o coronavírus

No texto, a Semsad explica que, do total de 161 casos positivos, 65 foram notificados em testes realizados na rede privada de saúde, laboratórios privados e farmácias. Conforme a Secretaria, as notificações destes testes realizados, ou seja, as datas em que foram coletados, ocorreram entre os dias 6 e 9 de novembro, o que teria implicado no represamento dos resultados e no elevado número em um único dia.

Esse atraso no repasse dos dados, que é recorrente, foi tema de uma reunião no dia 12, entre Secretaria de Saúde, Ministério Público e os laboratórios privados, na qual foi salientado que o atraso implica em descumprindo do Decreto municipal Nº 9598 e da Portaria Nº 1792 do Ministério da Saúde, que, definindo a Covid-19 como agravo de notificação compulsória, implica na obrigatoriedade de notificação em até 24 horas.

A Prefeitura salienta que os dados levantados pelo estudo realizado pela Unidade Federal de Pelotas, disponíveis no Painel Covid, corroboram com a discrepância dos dados do dia 12 de novembro, apontando que a média de resultados positivos de testes realizados pelos serviços privados no último mês é 15%.

Conforme a nota, no dia 12 de novembro, foram recebidos do Laboratório Estadual (Lacen), 37 resultados positivos, com datas de coleta do exame entre 6 e 9 de novembro. O tempo previsto pela Nota informativa 24 (COE/RS) é que o envio destes resultados ocorra em até 72 horas. Este represamento de resultados também contribuiu para os dados do dia 12.

Nota aponta que situação está sob controle

"Na Rede Municipal e no Centro de Testagem Municipal (CTM), 58 pacientes tiveram resultados positivos no dia 12/11/2020. Essa é a média de casos positivos que o Município vem registrando nos serviços municipais de saúde há pelo menos 15 dias. Se utilizarmos como exemplo os testes realizados pelo CTM em 12/11/2020, observamos que, dos 115 realizados, apenas 37 resultaram positivo, correspondendo à porcentagem esperada (24,34%).

Por fim, cabe salientar que e taxa de ocupação dos leitos de UTI da Fundação Hospital Centenário indica que a situação do município encontra-se sob controle. Considerando os dados dos últimos sete dias, em média, 50% dos leitos de UTI COVID ocupados estão com pacientes de outros municípios.

Além disso, em nosso município realizamos testes de contatos de casos positivos, bem como estamos realizando busca ativa em grupos mais expostos, como motoristas de aplicativos, de ônibus, cobradores, taxistas, entregadores, trabalhadores de bares e restaurantes e de salões de beleza.

Por fim, destacamos que a Prefeitura Municipal coloca-se permanentemente atenta para possibilitar diagnóstico em tempo oportuno, a não interrupção do processo de testagem e o planejamento de ações que visam o controle e a mitigação da pandemia, com transparência e ampla participação social."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual