Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Região

Após surto, quatro idosos de lar sapucaiense continuam internados com Covid-19

Ao todo, 30 moradores do local foram contaminados e um acabou falecendo

Por Jean Peixoto
Publicado em: 15.12.2020 às 08:32 Última atualização: 15.12.2020 às 14:19

Após a confirmação de um surto de Covid-19 entre residentes de um lar de idosos, localizado no bairro Capão da Cruz, em Sapucaia do Sul, a Vigilância Sanitária do município confirmou que quatro dos 30 moradores contaminados seguem internados no Hospital São Camilo, de Esteio. De acordo com a coordenadora do órgão, Milena Weide, nenhum dos hospitalizados está em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Na sexta-feira passada, um idoso, que estava internado no São Camilo faleceu.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

A coordenadora explica que a Vigilância foi notificada pela Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) no dia 2 de dezembro sobre a internação de uma residente infectada pela Covid-19 no Hospital São Camilo. “A partir daí desencadeou a nossa investigação. Uma equipe formada pela Vigilância Sanitária Epidemiológica e fizemos a coleta já no dia 3. Fizemos a vistoria e definimos as medidas a serem tomadas. O que chamou a atenção é que a maioria dos pacientes estavam assintomáticos”, comenta. Ela acrescenta que alguns pacientes apresentaram sintomas leves e, portanto, não precisaram de internação. No dia 9 e 10 de dezembro saíram os primeiros resultados dos exames. De 36 idosos, 30 testaram positivo e dos 15 funcionários, cinco testaram positivo.

“Os funcionários foram afastados. Estavam assintomáticos. Foi feito todo o protocolo de isolamento”, destaca. Conforme Milena, os seis idosos que não foram contaminados foram isolados em uma ala do próprio residencial para evitar que tivessem contato com seus familiares e, eventualmente, pudessem fazer o vírus circular. “Seria mais arriscado levar para seis famílias”, diz. O período de quarentena está previsto para encerrar-se amanhã, dia 16 de dezembro. 

A coordenadora da Vigilância sapucaiense comenta que o monitoramento dos pacientes é realizado diariamente. Ela explica que Sapucaia do Sul conta com quatro ILPIs, todas particulares e que este foi o primeiro caso registrado no município em uma instituição geriátrica. Milena ressalta que, entre as medidas adotadas pra a prevenção à contaminação entre os idosos estava a proibição de visitas por parte dos familiares desde março, quando iniciaram as primeiras restrições.

33 casos e três mortes em Sapucaia do Sul

A prefeitura de Sapucaia confirmou 33 novos casos de Covid-19 e mais três mortes ontem. A primeira vítima, uma mulher de 57 anos, moradora do bairro Getúlio Vargas, estava internada no Hospital Municipal Getúlio Vargas, tinha doença cardiovascular crônica e morreu no dia 11. A segunda vítima, uma mulher de 73 anos, moradora do bairro Piratini, também estava internada no HMGV, tinha neoplasia e faleceu no dia 13. A outra vítima foi uma mulher de 61 anos, do bairro Paraíso, que estava internada no Hospital Unimed, com hipertensão e obesidade e morreu no dia 13.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual