Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Vacina

Profissionais da saúde serão prioridade na segunda rodada de vacinação no Estado

Ao todo 116 mil pessoas receberão a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca, que chegou ao RS na manhã deste domingo

Por Suélen Schaumloeffel
Publicado em: 24.01.2021 às 14:09 Última atualização: 24.01.2021 às 14:18

Carregamento seguiu para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos da Secretaria da Saúd Foto: Gustavo Mansur
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) recebeu na manhã deste domingo (24) um lote com 116 mil doses da vacina contra a Covid-19. É o primeiro carregamentos da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca, elas foram importadas da Índia. Com essas, será possível vacinar com a primeira dose cerca de 61% dos trabalhadores da saúde, aproximadamente 254 mil de um total estimado de 417 mil pessoas.

Esse lote será direcionado ao grupo de trabalhadores da saúde, priorizando aqueles que estão na linha de frente no atendimento às pessoas com a doença na rede de urgência e emergência (Samu e Unidades de Pronto Atendimento), ambulatórios de Covid-19, entre outros.

Segundo a SES, conforme mais doses forem distribuídas daqui para frente, de acordo com os envios pelo Ministério da Saúde, progressivamente esse grupo será ampliado até a sua totalidade, além da campanha começar a abranger demais grupos de risco, como os idosos e as pessoas com doenças crônicas (comorbidades).

Vacinas são escoltadas pela Polícia Federal até depósito da Secretaria de Saúde Foto: Polícia Federal/Divulgação

Para o primeiro lote de vacinas (CoronaVac), distribuído na última semana, além dos trabalhadores da saúde, também foram elencados como prioritários as pessoas acima de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI), pessoas com deficiência institucionalizadas e população indígena aldeada.

Mais de 450 mil doses recebidas

Este é o segundo tipo de vacina contra a Covid-19 liberado para uso no país até o momento. Foram recebidos 11,6 mil frascos, sendo que cada um com capacidade para a aplicação de 10 doses. Somadas às 341,8 mil unidades da CoronaVac que chegaram ao Rio Grande do Sul na segunda-feira passada (18), já são mais de 457 mil doses recebidas.

As duas vacinas possuem esquema de duas doses para completar a imunização. A CoronaVac, produzida em parceria entre o Instituto Butantan e laboratório chinês Sinovac, deve ter a segunda dose quatro semanas após a primeira, por isso ela teve apenas metade do lote (170,8 mil doses) já distribuído aos municípios. A outra metade fica reservada para envio nas próximas semanas.

Já a vacina da Oxford/AstraZeneca, que possui no Brasil acordo com a Fiocruz, tem a segunda dose prevista para 12 semanas após a primeira. Por causa deste prazo maior, conforme a SES, terá toda a quantidade recebida já distribuída para uso. Até chegar o momento da segunda dose desses vacinados, um novo lote já deve estar disponível pelo Ministério da Saúde.

76 mil doses já aplicadas

Até as 10h15 deste domingo (24), dados enviados pelos municípios já registram 76.260 doses aplicadas, sendo mais de 53.915 trabalhadores da saúde, 19.182 idosos residentes de ILPI, 1.992 indígenas e 622 pessoas com deficiência.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.