Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Imunização contra a Covid-19

Início da vacinação para idosos com 80 ou mais tem grandes filas em São Leopoldo

Drive-thru registrou extensa fila de veículos na manhã desta sexta. No Centro de Vacinação movimento também foi intenso

Publicado em: 12.02.2021 às 15:29 Última atualização: 12.02.2021 às 15:55

Fila também no Centro de Vacinação, na sede da antiga Unisinos Foto: Divulgação
A abertura da aplicação da vacina contra a Covid-19 para idosos com 80 anos ou mais levou centenas a procurarem os pontos de vacinação, que ficam no Centro de São Leopoldo. A imunização para essa faixa etária está ocorrendo no sistema drive-thru, montado no Ginásio Municipal Celso Morbach, localizado no Largo Rui Porto, e, para quem não possui veículo, no Centro de Vacinação, junto à antiga sede da Unisinos.

A movimentação foi intensa durante toda a manhã nos dois pontos. No drive-thru, por exemplo, a fila de veículos aguardando para entrar no estacionamento do Largo era tamanha, que passou da Avenida Dom João Becker e chegou a adentrar a Avenida Imperatriz Leopoldina.

No Centro de Vacinação – onde profissionais de saúde, farmacêuticos, técnicos de laboratórios, biomédicos, coletadores de exames Covid nas farmácias, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem autônomos também podem se vacinar –, a fila de pessoas esperando também era grande. Familiar de um idoso de 81 anos que esperava para se vacinar reclamou do tempo de espera e de desorganização no local. “É uma falta de senso botar dois locais pra vacinar numa cidade com população de mais de 200 mil pessoas. Concentra tudo ali, gerando aglomeração. Porque não colocam mais postos, nos bairros?”, questionou.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre o coronavírus

Procurada, a Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo explicou, em nota, que “o processo de vacinação, nesta etapa, necessita de rigor ainda maior no controle, por isso a Prefeitura decidiu por centralizar a aplicação das doses”. A tendência, segundo o texto, é que com a chegada de mais doses, os postos da rede de atenção básica sejam ofertados como local de aplicação da vacina. “A Prefeitura está disponibilizando uma estrutura com gazebos e bancos para os idosos na Antiga Sede da Unisinos, buscando oferecer maior conforto. Nos horários de pico, pelo período da manhã, a espera não tem sido superior a uma hora e trinta minutos, porém nos últimos dias a procura e o tempo de espera foram bem menores no período da tarde”, salientou a nota.

 

Horários de vacinação

O drive-thru opera das 9 às 16 horas com entrada pela Avenida Dom João Becker. O Centro de Vacinação funciona das 9 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas, na Antiga Sede da Unisinos, com entrada em frente à Praça Tiradentes.

Para receber a vacina, os idosos residentes em São Leopoldo devem apresentar comprovante de residência, documento de identidade com foto, número do CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Para as categorias profissionais, além destes documentos, é necessário levar documento de identificação profissional ou certidão de regularidade do conselho de classe.

 

Acamados

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsad) estão ligando para as famílias de pessoas acamadas e agendando a visita para vacinação. A imunização iniciou na quarta-feira (10) e segue de acordo com cadastro de campanhas de vacinações anteriores. As pessoas que ainda não possuem cadastro de acamados podem cadastrar-se pelo link: www.saoleopoldo.rs.gov.br/vacinacao. De quarta a sábado as equipes seguem vacinando as pessoas acamadas mediante contato prévio.



Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.