Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Estado de alerta

Região de Novo Hamburgo recebeu bandeira preta em 8 dos 11 indicadores do distanciamento

Número se repete em Canoas; em Taquara e Capão da Canoa foram 7, enquanto que Caxias do Sul chegou a 9 classificações de risco altíssimo

Por Bianca Dilly
Publicado em: 20.02.2021 às 10:22 Última atualização: 20.02.2021 às 15:22

Governador Eduardo Leite anuncia recorde de classificações em bandeira preta no Estado Foto: Felipe Dalla Valle/P. Piratini
Dos 11 indicadores que são utilizados no cálculo do mapa de distanciamento controlado do Estado, a região de Novo Hamburgo recebeu oito classificações de bandeira preta na rodada divulgada no final da tarde da última sexta-feira (19). Houve um crescimento em relação à semana anterior, quando eram cinco índices com risco altíssimo para a propagação do novo coronavírus.

CONTEÚDO ABERTO | Leia aqui todas as notícias sobre o coronavírus

Da mesma forma, a situação se repete nas outras regiões de cobertura do Jornal NH. O pior resultado foi o de Caxias do Sul, que chegou a nove bandeiras pretas nesta análise. Também houve um salto na bandeira final, já que no período anterior esteve em vigor a de cor laranja.

Foram três avaliações de risco altíssimo a mais em Canoas, totalizando oito bandeiras pretas nos 11 indicadores do mapa. Taquara e Capão da Canoa vivem situação semelhante entre si, com sete classificações em bandeira preta, comparando com as três recebidas na última semana.

Como ocorre a definição de bandeira preta

Para a classificação final das bandeiras no distanciamento controlado, cada indicador analisado recebe uma pontuação. É a média ponderada de 2,50 que determina o risco altíssimo para a propagação do novo coronavírus, ou seja, a bandeira preta.

Aqui na região, a pior nota também foi a de Caxias do Sul, com 2,66. Em Novo Hamburgo, a rodada encerrou com média de 2,63. Da última semana para esta, o índice subiu 0,65. Em uma análise das últimas três semanas, o aumento é ainda mais expressivo, pois a média era de 1,41.

A avaliação final de Taquara foi de 2,59 e o crescimento é de 0,85 em relação à rodada anterior. Canoas recebeu média de 2,63 e Capão da Canoa chegou a 2,51.

Caminho até o mapa definitivo das bandeiras

A 42ª rodada do mapa preliminar apresentou recorde de bandeiras pretas no Rio Grande do Sul. Pedidos de reconsideração serão aceitos pelo governo estadual até as 10h30 deste domingo (21) e o mapa definitivo será divulgado às 16h30 de segunda-feira (22). A vigência das novas bandeiras será de 23 de fevereiro a 1º de março.

Novo decreto deve ser publicado pelo Estado ainda neste sábado (20) e no início da semana uma reunião definirá se a cogestão também terá validade para as regiões que permanecerem em bandeira preta.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.