Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Nova remessa

Estado recebe 84,2 mil novas doses da vacina CoronaVac

A novidade anunciada pelo governo é de que doses da Oxford serão aplicadas em idosos com menos de 84 anos; saiba mais

Publicado em: 24.02.2021 às 20:48 Última atualização: 24.02.2021 às 20:54

Polícia Federal na escolta das novas doses da vacina contra a Covid-19 que chegaram ao Rio Grande do Sul na noite desta quarta-feira Foto: Polícia Federal / Twitter / Reprodução
O Rio Grande do Sul recebeu do Ministério da Saúde mais 84,2 mil doses da vacina CoronaVac. O lote chegou as Estado na noite desta quarta-feira (24), com a distribuição aos municípios prevista já para esta quinta (25) e sexta-feira (26), junto com as 135 mil da Oxford/AstraZeneca, que chegaram no final da manhã de hoje. A prioridade da remessa da Oxford é ampliar a vacinação dos idosos. Devem ser priorizados os idosos de 80 a 84 anos, visto que já há uma boa parcela dos acima dessa idade já vacinados.

Com esses dois novos lotes, serão 923,6 mil doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas pelo Estado. Incluindo os recebimentos desta quarta, são 251 mil doses do imunizante produzido pela Oxford/AstraZeneca (que no Brasil tem parceria com a Fiocruz) e 672,6 mil da CoronaVac (que tem acordo de produção no país pelo Instituto Butantan).

Até o momento, mais de 491.822 doses já foram aplicadas nos primeiros grupos prioritários: trabalhadores da saúde, pessoas acima de 60 anos ou com deficiência institucionalizadas, povos indígenas e idosos (com definição a partir de que idades conforme disponibilidade dos municípios). Desse total, 435.909 já receberam a primeira dose, das quais 55.913 completaram o esquema completo com a segunda aplicação.

Entre os idosos, as faixas etárias específicas a serem atendidas podem variar de município para município, já que a quantidade é baseada sobre projeções do censo do IBGE sujeitas a variações. Essa é uma definição que cabe a cada secretaria municipal de saúde, conforme disponibilidade de doses.

Critérios de distribuição e esquema vacinal

O esquema vacinal completo com duas doses é necessário para obter a resposta imune esperada para a prevenção da Covid-19. A segunda dose da Oxford/AstraZeneca deve ser aplicada com 12 semanas de intervalo. Para a Coronavc, o prazo é duas a quatro semanas, sendo que a recomendação no Estado é que seja em 28 dias.

135.000 doses AstraZeneca:
Os municípios devem começar vacinando os idosos com 84 anos e, gradualmente, ir vacinando idosos de 83, 82 e assim sucessivamente, enquanto houver disponibilidade de doses.

84.200 doses CoronaVac:
Serão destinadas à aplicação de 100% da segunda dose do grupo vacinado com a terceira remessa (53,4 mil) e para parte dos vacinados com a quarta remessa.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.