Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Imunização

Prefeitos da região se mobilizam para compra de vacinas contra a Covid-19

São Leopoldo deve receber novo lote hoje e tenta agilizar compra de mais doses por meio de consórcio

Por Isabella Belli
Publicado em: 05.03.2021 às 03:00 Última atualização: 05.03.2021 às 08:06

Doses para primeira vacina para idosos terminaram ontem Foto: Isabella Belli/Especial
São Leopoldo deve receber nesta sexta-feira, 5, cerca de 2 mil doses da vacina CoronaVac/Butantan que serão destinadas à segunda dose dos profissionais da saúde e também dos idosos. O lote que chegou na quarta-feira ao Estado, seria recolhido na manhã de hoje por uma equipe da Vigilância Sanitária. Já a vacinação de idosos com idade acima de 77 anos que estava ocorrendo por drive-thru no Ginásio Celso Morbach e na Antiga Sede da Unisinos precisou ser interrompida na tarde de ontem, após o término das doses para primeira imunização.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre o coronavírus

Na tentativa de agilizar a vacinação, os prefeitos que integram o Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) decidiram ontem dar continuidade a ideia de comprarem de forma independente, ou seja, sem depender do governo federal, as doses.

Compra

O grupo compraria um grande lote de um determinado laboratório, reduzindo o valor de cada dose, que sairia por 9 dólares. Seria uma forma de não esperar pelo Ministério da Saúde e de ter um gasto menor com a aquisição. Por enquanto, a empresa que está negociando com o consórcio é a russa Sputnik V. Para que tudo seja feito dentro da legalidade, hoje haverá reunião entre representantes da Granpal, do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público.

Para o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, a maior dificuldade deve ser aprovar a vacina russa na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "A nossa ideia seria comprar 50 mil doses, mas acho que teremos impedimento político por conta do governo federal que poderá atrasar o processo de aprovação. Por isso não é bom criar expectativas." Já o prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, se mostrou mais otimista. "Estamos correndo atrás, estamos interessados e preocupados. Se tiver que comprar, vamos fazer isso, independente de qual laboratório for. Passou pela Anvisa, é vacina. Precisamos erradicar a doença."

São Leopoldo e Esteio também manifestaram interesse em participar de outro consórcio que está sendo organizado pela Federação Nacional dos Prefeitos (FNP). Além deles, outros 18 municípios gaúchos têm interesse. Já pelo Brasil, somam ao todo, 460 prefeituras. Os prefeitos, porém, têm até o dia 19 para se manifestarem ou não. Depois disso, a adesão precisa ser aprovada pela Câmara de Vereadores de cada município.

Chuva e aglomeração na vacinação

Na tarde de ontem, idosos que aguardavam pela vacinação na Antiga Sede da Unisinos, esperaram embaixo de chuva, já que não havia um local adequado para abrigá-los, o que acabou gerando uma pequena aglomeração. A aposentada Maria Luiza Fracasso, 77 anos, estava protegida pelo guarda-chuva, junto com uma amiga, enquanto aguardava ser chamada.

“Eu vim tomar a vacina, mas não sei se vai funcionar mesmo”, comentou ela que saiu dali vacinada e só precisa agora tomar a segunda dose. A aposentada Vilma Toniolo, 77, também fez a vacina. “Agora estou tranquila”, contou. Hoje a vacinação segue com aplicação da segunda dose para idosos e profissionais da saúde.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.