Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Alta demanda

Hospital Dom João Becker atinge sua capacidade máxima de assistência Covid

Toda a sua estrutura de 99 leitos (sendo 20 leitos de UTI e 79 de internação clínica) para o tratamento de pacientes com Covid-19 encontra-se plenamente ocupada

Por Diário
Publicado em: 14.03.2021 às 16:39 Última atualização: 14.03.2021 às 16:42

Hospital e Santa Casa firmam parceria para tratamento oncológico Foto: Divulgação/HDJB
O Hospital Dom João Becker, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, conforme já apontado pela Prefeitura Municipal de Gravataí, anunciou à população neste domingo (14) que chegou ao seu limite assistencial e que não possui condições de admitir novos pacientes infectados com o coronavírus na instituição.

Segundo o comunicado da casa de saúde, toda a sua estrutura de 99 leitos (sendo 20 leitos de UTI e 79 de internação clínica) para o tratamento de pacientes com Covid-19 encontra-se plenamente ocupada. A área mais sensível de toda estrutura é o Hospital de Campanha, projetado originalmente para receber 10 pacientes em internação e atender às consultas. Nos últimos dias, tem sido constante a presença de mais de 50 pacientes em atendimento, entre internados e em observação. 

Leia todas as informações sobre o Coronavírus

Após detalhada avaliação técnica, verificou-se que não há qualquer possibilidade de expansão na estrutura vigente e o hospital não terá condições de absorver a crescente demanda de pacientes com Covid-19. O Hospital Dom João Becker ainda fez um alerta que, se o volume de infectados continuar crescendo no atual ritmo, o número de óbitos deve se multiplicar em Gravataí e em todo o Estado.

Mesmo com todos os esforços, são mantidos uma média de 130 a 140 pacientes internados com coronavírus na instituição. Esse número representa mais de 70% da capacidade original de leitos do hospital. O acréscimo cada vez maior de pacientes com quadro severo de Covid acaba também sobrecarregando médicos e profissionais da enfermagem no atendimento de pacientes não-covid. A medida de interromper o atendimento a novos pacientes Covid se faz necessária, também, a fim de se garantir atendimento de qualidade às outras demandas graves de saúde da população que continuam chegando às portas do Hospital.

De forma a tentar amenizar o atual cenário de superlotação, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, tomou a iniciativa de, no limite da capacidade da unidade Matriz, transferir pacientes infectados de Covid-19 de Gravataí mesmo sem haver regulação estadual. Essa é a segunda vez que a Santa Casa toma esse tipo de atitude para tentar conter o processo de superlotação do Hospital Dom João Becker.

A orientação à comunidade e aos representantes legais é de que, por hora, busquem outras alternativas de atendimento para Covid, seja nas estruturas públicas do município seja na própria região metropolitana.

Essa medida, de acordo com a instituição, será constantemente reavaliada de modo a poder restabelecer os atendimentos tão logo a estrutura do Hospital possa suportar.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.