Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Colapso na saúde

Hospital Centenário suspende cirurgias eletivas para driblar a escassez de medicamentos

Conforme a direção da casa de saúde leopoldense, a medida tem como objetivo garantir o tratamento aos pacientes em ventilação mecânica na Área Covid

Publicado em: 19.03.2021 às 19:28 Última atualização: 19.03.2021 às 21:41

Hospital Centenário suspende cirurgias eletivas Foto: Aline Marques/FHCSL/Divulgação
O Hospital Centenário suspendeu, temporariamente, nesta sexta-feira (19), todas as cirurgias eletivas devido à falta de insumos anestésicos e sedativos em estoque e nas empresas distribuidoras. Segundo a Prefeitura, a medida de segurança tem como objetivo garantir o tratamento aos pacientes em ventilação mecânica na Área Covid da casa de saúde leopoldense. 

Leia todas as notícias sobre o coronavírus

Em nota, o Centenário informa que a decisão de suspender as cirurgias não urgentes visa direcionar a quantidade ainda disponível destes medicamentos na instituição para manter estáveis a sedação dos pacientes graves e "evitar que alternativas menos confortáveis sejam adotadas". O hospital notificou a empresa distribuidora destes insumos por não ter recebido ainda o lote de 10 mil ampolas, já adquiridos. A direção aguarda a manifestação da empresa para dar continuidade às medidas legais cabíveis. 

De acordo com a presidente Lilian Silva, a falta dos medicamentos é uma ameaça real. “Estamos operando no limite com estoque praticamente zerado, a falta destes medicamentos nos obriga a usar alternativas de tratamento não tão confortáveis para o paciente. O consumo destes insumos é em larga escala, a quantidade utilizada de anestésicos e sedativos no Bloco Cirúrgico durante um ano, por exemplo, é a mesma utilizada em 10 dias na Área Covid”, destac


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.