Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus imunização

São Leopoldo começa a vacinar idosos a partir de 73 anos nesta terça-feira

Cidade, que vai receber hoje novo lote, inicia a imunização por meio da Unidade Móvel

Por Isabella Belli
Publicado em: 23.03.2021 às 03:00 Última atualização: 23.03.2021 às 07:40

Drive-thru no Lardo Rui Porto é um dos locais para vacinação Foto: Thales Ferreira/PMSL
São Leopoldo segue a vacinação nesta terça-feira (23), mas desce a idade e agora, idosos com mais de 73 anos poderão se imunizar. As doses serão aplicadas no locais já de costume: o Ginásio Municipal Celso Morbach e a antiga sede da Unisinos, das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. No Largo Rui Porto, com entrada pela Avenida Dom João Becker, somente com carro, pois continua o sistema de vacinação por drive-thru. Já na antiga sede da Unisinos, o atendimento é para aqueles que não possuem veículo e a entrada é pela Praça Tiradentes, ao lado do antigo prédio da Prefeitura leopoldense.

Leia todas as notícias sobre coronavírus

A segunda dose será aplicada hoje, nos mesmos locais e horários acima, mas somente em quem já completou o intervalo de 28 dias da vacina CoronaVac. Para saber se já precisa receber o complemento, basta verificar na carteirinha de vacinação.

Paralelo a isso, a Secretaria Municipal da Saúde em conjunto com a Vigilância em Saúde organizou a Unidade Móvel de Vacinação que entrará em ação já nesta terça-feira. Hoje, por exemplo, o ônibus adaptado, estará das 8h30 às 11h30 no Morro do Paula (Estrada João Mello, 4775), e das 13h30 às 16h30, estará atendendo na Aldeia (Estrada do Quilombo). O objetivo é tornar a vacina acessível para aqueles que não têm condições de se deslocar até o Centro. Lembrando, porém, que esta unidade também vacinará somente idosos com idade acima de 73 anos.

Novas doses a caminho

São Leopoldo receberá hoje novo lote da CoronaVac com 5.070 doses enviado pelo Ministério da Saúde e distribuído pelo governo do Estado. Essa remessa será destinada, a princípio, à imunização dos idosos. Capela de Santana (250), Portão (1.095), Sapucaia do Sul (3.140) e Esteio (2.300) também vão retirar hoje nova remessa.

Dessas cidades, somente Portão vai receber também doses do laboratório Oxford/AstraZeneca. Serão 325 das 1.095 doses.

Dia tranquilo

Depois de um final de semana movimentado, a vacinação ontem foi tranquila em São Leopoldo. Tanto no ginásio como na antiga sede da Unisinos no Centro, o atendimento foi calmo e com uma procura dentro do normal. Até as 14h30, 120 doses haviam sido aplicadas somente no drive-thru do Largo Rui Porto. O aposentado Orlando Alves da Rosa, 74 anos, compareceu junto com a família para recebe a primeira dose. “Deu uma boa aliviada. Parece que saiu um peso”, contou.

Sapucaia investiga 500 doses a mais

No último final de semana, Sapucaia do Sul fez um mutirão para vacinar com a primeira dose idosos com mais de 70 anos. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde era de vacinar 2.300 pessoas, de acordo com o último senso realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para a surpresa do Município, porém, foram aplicadas 2.800 doses, ou seja, 500 doses a mais. A titular da pasta, Daniela Heuser, acredita que pessoas de outras cidades apresentaram comprovante de residência com endereço de Sapucaia do Sul.

“Não podemos afirmar nada ainda e nem de quais cidades vieram. Mas com o CPF e o cartão do SUS vamos verificar cada cadastro para termos certeza se foi isso mesmo que aconteceu”, afirmou. A cidade deve receber hoje 3.140 doses que, a partir de agora, serão aplicadas apenas com agendamento prévio. Essa foi a maneira encontrada para impedir a vacinação de pessoas que não moram em Sapucaia. O agendamento deve ser feito na UBS mais próxima de casa ou pelo Whatsapp 99266-6063. O agendamento também vale para profissionais da saúde.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.