Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus VEJA A LISTA COMPLETA

Hospital Unimed de Novo Hamburgo e outras 11 entidades da região recebem itens do kit entubação

A morfina distribuída será suficiente para cobrir cerca de 40 dias de consumo nas instituições que a receberam

Por Jauri Belmonte
Publicado em: 26.03.2021 às 08:12 Última atualização: 26.03.2021 às 18:54

Logística é realizada pelo 3º Batalhão de Suprimento, em Nova Santa Rita Foto: Divulgação Exército Brasileiro

Na iminência da falta de sedativos para atender pacientes que têm situação agravada por conta da Covid-19, o Exército brasileiro distribuiu uma nova remessa de itens para hospitais a pedido do governo do Estado. Em Novo Hamburgo, o Hospital Unimed foi o único contemplado.

Em toda a região, outras 11 entidades foram beneficiadas. Os anestésicos e bloqueadores neuromusculares foram entregues nesta quinta-feira (25). (Confira a lista completa abaixo)

Leia aqui todas as notícias sobre o coronavírus

São 45.820 ampolas de morfina, 7,5 mil de norepinefrina e 1.875 de lidocaína repassadas a 72 hospitais gaúchos que relataram estoques críticos desses remédios em levantamento semanal da Secretaria da Saúde (SES). A morfina distribuída será suficiente para cobrir cerca de 40 dias de consumo nas instituições que a receberam.

A logística foi realizada pelo 3º Batalhão de Suprimento, em Nova Santa Rita. A remessa de morfina é proveniente do Ministério da Saúde e os outros dois medicamentos foram comprados pelo governo do Estado.

A responsabilidade pela compra desses medicamentos é das instituições hospitalares, não fazendo parte da rotina da Assistência Farmacêutica do Estado. Frente à dificuldade de aquisição no país e ao aumento da demanda desde o ano passado, o governo do Estado e o Ministério da Saúde se articularam para comprá-los excepcionalmente e distribuí-los às instituições com estoques críticos e que prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A SES realiza um levantamento semanal com os hospitais gaúchos do estoque de um total de 22 medicamentos utilizados para a intubação em UTI. A ação visa ao acompanhamento da quantidade de cada um na rede hospitalar pública, que já sofreu com escassez em julho do ano passado, também em decorrência da pandemia de Covid-19. Na época, foram adquiridos medicamentos no mercado nacional e internacional.

Neste mês de março, já foram entregues a hospitais de todas as regiões do Estado quase 80 mil frascos de medicamentos com essa finalidade.

Contemplados na região

Na região, foram contemplados com a nova remessa do kit entubação os seguintes hospitais:

MORFINA

 

NOREPINEFRINA

 

LIDOCAÍNA

Nota da Unimed

A Unimed Vale do Sinos recebeu na data de ontem (25) ampolas de morfina do Ministério da Defesa/Exército Brasileiro. Como a instituição tem o medicamento suficiente para atender a demanda o mesmo será doado para o Hospital Getúlio Vargas de Estância Velha e para a Fundação Saúde de Novo Hamburgo - Hospital Municipal.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.