Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Saúde

Ministério da Saúde autoriza leitos de UTI e de suporte ventilatório na região

Portarias foram publicadas nesta segunda-feira

Publicado em: 29.03.2021 às 20:59

O Ministério da Saúde (MS) autorizou o reforço na estrutura hospitalar com 20 leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI) no Hospital Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul; 12 no Hospital São Francisco de Assis, de Parobé; cinco no Hospital de Canela; três no Hospital Municipal de Novo Hamburgo; dois no Hospital Centenário, de São Leopoldo; e dois no Hospital Padre Jeremias, de Cachoeirinha. A autorização de leitos de UTI Covid-19 ocorre sob demanda dos Estados, que têm autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários. Três portarias foram publicadas nesta segunda-feira (29) para atendimento exclusivo aos pacientes graves com Covid-19.

Além disso, Sapucaia do Sul está entre os municípios que tiveram leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar (LSVP) para atendimento exclusivo aos pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19, em caráter excepcional e temporário, autorizados pelo Ministério da Saúde. Ao todo, a Fundação Getúlio Vargas teve cinco leitos autorizados. Também foram contemplados sete leitos em Novo Hamburgo, dez em Gravataí, cinco em Montenegro e cinco em São Francisco de Paula. Os leitos possuem estruturas mais simples que uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e devem receber pacientes que não estão em estado grave da doença, mas precisam de suporte de oxigênio.

Segundo o MS, "a medida fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS) e leva atendimento para a população em todo o país. Apesar de estados e municípios terem autonomia para criar e habilitar os leitos necessários, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas".

 


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.