Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Enfrentamento à Covid-19

Vacinação bate recorde em São Leopoldo com mais de mil doses aplicadas em um dia

1.426 leopoldenses receberam a vacina no primeiro dia em que cinco novos pontos foram abertos

Por Isabella Belli
Publicado em: 30.03.2021 às 03:00 Última atualização: 30.03.2021 às 07:02

1.426 leopoldenses receberam a vacina no primeiro dia em que cinco novos pontos foram abertos Foto: Diego da Rosa/GES
No primeiro dia com a vacinação ampliada em cinco novos pontos em São Leopoldo, o Município bateu recorde de doses aplicadas em um só dia: 1.426. A média na última semana (de 19 a 26 março) foi de 765 doses diariamente. Com isso, a cidade chegou a um total de 21.756 pessoas vacinadas (7.085 com a primeira dose e 4.671 com o complemento), tendo assim, 9,1% da população protegida contra o coronavírus.

Leia aqui todas as notícias sobre o coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsad) deve este número à ampliação e descentralização e também ao fato de que, a partir de agora, conforme reduz a idade, aumenta o número de pessoas que precisam se imunizar. Na segunda-feira, o Município, por meio da Semsad e da Vigilância em Saúde, abriu a vacinação para idosos com mais de 70 anos e hoje será a vez de quem tem idade superior a 69 anos, entrando enfim, no grupo de pessoas com 60 anos.

Cem doses pela manhã

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que abriram as portas por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) continuam com a imunização hoje, assim como os pontos já fixos (drive-thru no Ginásio Municipal Celso Morbach e antiga sede da Unisinos) e a Unidade Móvel de Vacinação.

Na EMEF Emílio Meyer, no bairro Feitoria, só na manhã de ontem, cerca de cem doses foram aplicadas. Mesmo com uma fila que por pouco não saia do pátio da escola e ganhava a calçada, o clima era tranquilo e de felicidade.

Facilidade

A aposentada Jussara Teresinha Almeida Both, 70, foi acompanhada da filha receber a primeira dose. "Aqui ficou melhor pra mim, porque é mais perto de casa", contou ela que disse que não doeu receber a vacina. "Ao contrário. Agora a sensação é de alívio."

O aposentado e Almerindo Pereira, 70, também gostou da facilidade de poder ir à pé se vacinar. "Ficou muito melhor e agora que estou vacinado me sinto mais seguro."

Distribuição de "sobras" da vacina segue normativa nacional

Como nunca se sabe quantas pessoas comparecerão aos locais de vacinação, é possível que às vezes, sobrem doses dentro de algum frasco, já que cada ampola contém dez doses. E essas doses não podem voltar à a geladeira para uso no dia seguinte. De acordo com o secretário de Saúde de São Leopoldo, Marcel Frison, a equipe da Vigilância em Saúde tem até seis horas para aplicar a dose antes que perca a validade.

Para que não sejam descartadas, são procuradas de forma imediata pessoas de grupos prioritários para receberem a vacina. “O que adotamos é que quando sobra, a gente procura o público que está sendo contemplado, se não encontra, vai baixando na ordem de prioridade nacional. Então podem ser idosos, profissionais da saúde, entre outros que fazem parte desses grupos. Eventualmente existe a perda por não ter conseguido ninguém para atender.

Vacinação pela região

65, 66 e 67 em Sapucaia

Sapucaia do Sul já iniciou o agendamento pelo Whatsapp (99362- 8417) de idosos com 67, 66 e 65 anos. Também pode-se agendar em qualquer Unidade de Saúde. Imunização ocorre nos postos de saúde.

67 anos em Esteio

Até quinta-feira, Esteio vacinará idosos com mais de 67 anos no drive-thru no Pavilhão da Agricultura Familiar do Parque Assis Brasil, das 18 às 20 horas, com entrada pelo Portão 1. É necessário agendar pelos telefones 3473- 6377, 3473-8964, 3473- 0480 e 3458-2824, até quinta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h. Pode-se também marcar pelo Whatsapp (98600-8306) até quinta, das 8 às 17h. Idosos acamados ou com dificuldade de locomoção desta faixa etária podem agendar para serem imunizados em casa. Já a 2ª dose da CoronaVac é aplicada no drive-thru em frente a Secretaria de Saúde, das 13 às 17h. Não é preciso agendar.

Portão Doses esgotaram. Imunização suspensa.

67, 68 e 69 anos em Capela de Santana

Capela de Santana começou ontem a imunização de idosos com 67, 68 e 69 anos. Hoje ocorre na ESF Imigrantes (7h30 às 10h), Extensão Vila Flores (10 às 11h30), Extensão P. Primavera (das 13 às 14h30) e na ESF Centro (14h30 às 16h).


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.