Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Esperança

São Leopoldo bate novo recorde de vacinação em um único dia com 2,1 mil doses aplicadas

Município também passou a integrar mais um consórcio para a compra independente de doses

Por Isabella Belli
Publicado em: 01.04.2021 às 03:00 Última atualização: 01.04.2021 às 07:04

Nádia Borba de Paula é uma das vacinadoras no drive-thru no Ginásio Municipal Celso Morbach, em São Leopoldo Foto: Diego da Rosa/GES
Com a redução em dois anos na faixa etária, São Leopoldo registrou na quarta-feira (31) novo recorde de pessoas imunizadas em um único dia: foram aplicadas, em 31 de março, 2.183 doses em pessoas acima de 67 anos nos oito pontos distribuídos no Município. Na terça (30), foram 1.406 pessoas. Desde o início da campanha, foram aplicadas 25.390 doses na população leopoldense. Nesta quinta (1º), a imunização será em idosos com mais de 65 anos.

Leia notícias sobre o coronavírus

Outro passo dado foi a entrada do Município em mais um consórcio para a compra de doses de forma independente do governo federal. A partir de agora, além de fazer parte dos consórcios da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), São Leopoldo também integra o Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar).

O grupo, que foi criado com o objetivo de oferecer suporte às cidades caso o Programa Nacional de Imunização (PNI) não supra, já possui 2,6 mil municípios brasileiros. A ideia é não só adquirir doses como também insumos e medicamentos. Para o prefeito Ary Vanazzi, essa é mais uma tentativa de agilizar a compra de doses e consequentemente, a imunização na cidade. "Trata-se de mais um canal que dispomos para comprar as vacinas e de acelerar o processo de cobertura da nossa população", afirmou.

Já a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, espera receber, ainda nesta quinta, um lote enviado pelo Ministério da Saúde com cerca de 500 mil doses.

Segue a vacinação

O horário para receber a dose é o mesmo em todos os pontos: das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. No drive-thru do Ginásio Municipal Celso Morbach, além da primeira dose, está sendo aplicado também o complemento da CoronaVac em idosos que já fecharam o intervalo de 28 dias.

Já os profissionais de saúde devem se dirigir à antiga sede da Unisinos para a segunda dose. Lá, também segue a imunização de idosos que não possuem veículo. A Unidade Móvel de Vacinação, nesta quinta-feira (1º) estará das 9 às 11h30, na Rua Ianduí, 400, no bairro Campina, e das 13h30 às 16 horas, na Rua Sergio Barra, s/nº, no bairro Boa Vista.

Vacinação na região

Sapucaia do Sul

Sapucaia do Sul suspendeu temporariamente o agendamento. Quem conseguiu agendar, deve comparecer no horário e local marcado. A imunização ocorre nos postos de saúde. A expectativa é de imunizar 3 mil pessoas nesta quinta.

Esteio

Nesta quinta-feira, Esteio fará a vacinação em idosos com mais de 67 anos no drive-thru do Pavilhão da Agricultura Familiar do Parque Assis Brasil, das 18 às 20 horas, com entrada pelo Portão 1. Já a segunda dose para quem recebeu a CoronaVac será aplicada nesta quinta, no drive-thru em frente a Secretaria Municipal de Saúde, das 13 às 17 horas. Não é preciso agendar. Até a noite de quarta-feira (31), a prefeitura ainda não havia informado como seria a vacinação dos esteienses no feriado e fim de semana.

Portão

Vacinação suspensa. Aguardando chegada de novas doses.

Capela de Santana

Vacinação suspensa. Aguardando chegada de novas doses.

 

Vacinação Solidária começa em Sapucaia

Apesar de ter suspenso o agendamento para a vacinação contra a Covid-19, Sapucaia do Sul espera vacinar nesta quinta cerca de 3 mil idosos com mais de 65 anos. Além disso, o município dará início a Vacinação Solidária. A iniciativa pretende arrecadar alimentos por meio de doações de quem vai receber a dose. Todos os alimentos arrecadados serão doados para instituições, como a Casa de Passagem e Lar Meu Refúgio. Para ajudar, basta levar pelo menos um quilo de alimento não perecível no dia em que for receber a vacina.

Em nota, porém, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta que a doação é voluntária e não está vinculada à aplicação da vacina.

 

Quem está na linha de frente da vacinação?

Todo esse trabalho que vem sendo feito para proteger a população, porém, só é possível com o trabalho incansável das vacinadoras. A técnica de enfermagem Nadia Borba de Paula, 42 anos, é uma delas. Formada há 17 anos, ela trabalhava na UBS Rio Branco e mesmo acostumada a participar de todas as campanhas de vacinação no Município, ela sente que dessa vez, é tudo diferente. "Sempre trabalhamos muito, mas antes tínhamos lazer, nos divertíamos e agora é só trabalho e tensão. É estressante porque você vê o caos e, ao mesmo tempo, vê as pessoas na rua sem cuidado algum", contou.

Já a técnica de enfermagem Fernanda Moraes de Almeida, 37 anos, se divide entre a Clínica Médica D, do Hospital Centenário e a vacinação no drive-thru. Ao todo, são dez horas de trabalho por dia. "Muitas pessoas que eu atendo na clínica testam positivo para a Covid-19 ali mesmo, descem para a emergência e depois ficamos sabendo que veio a óbito. É impossível não se emocionar trabalhando nesses dois lados", contou ela que, até então, não tinha ainda participado de uma vacinação. "Foi a primeira vez e fiquei muito feliz em vacinar os nossos leopoldenses. É uma gratidão enorme."


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.