Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Falta de vacinas

Ao menos quatro cidades da região suspendem aplicação da 1ª dose da vacina contra Covid

Municípios aguardam novas remessas para retomar imunização; Sapiranga, no entanto, anunciou drive-thru para aplicação da 2ª dose

Publicado em: 07.04.2021 às 03:00 Última atualização: 07.04.2021 às 09:03

Enquanto Novo Hamburgo projeta iniciar a vacinação de pessoas acima de 64 anos, nesta quinta-feira (8), algumas cidades da região já suspendem a aplicação da primeira dose para novos grupos devido à falta de vacinas. É o caso de Campo Bom, Dois Irmãos, Sapiranga e São Leopoldo.

Em Campo Bom, a vacinação parou nos idosos com idades a partir de 64 anos. As doses acabaram e o município aguarda a chegada de uma nova remessa para retomar a vacinação.

Ontem pela manhã, o município de Dois Irmãos abriu o drive-thru de vacinação com 100 doses. Em duas horas, acabaram as vacinas. Ainda não há previsão para o próximo drive-thru, em função da falta de doses. A expectativa é de que chegue nova remessa na quinta ou sexta-feira.

Sapiranga também interrompeu aplicação da primeira dose, por falta de vacinas. O município anunciou um drive-thru para próxima quinta-feira, dia 13, mas para aplicação da segunda dose. Neste dia, poderão se vacinar idosos com idade entre 75 e 79 anos (que receberam a primeira dose em 16 de março).

São Leopoldo decidiu paralisar temporariamente a aplicação da primeira dose em idosos, mesmo tendo nas geladeiras da Vigilância em Saúde aproximadamente 1,1 mil doses. E, com isso, fechou os cinco pontos que havia aberto em escolas municipais.

O motivo para deixar esse quantitativo parado, segundo a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância em Saúde seria não causar confusão e constrangimento, já que com essa disponibilidade de doses não seria possível vacinar todo o grupo da faixa dos 63 anos de uma só vez. "Para baixar a idade de 64 para 63 anos e imunizar sem interrupções precisaríamos ter no mínimo 3 mil doses armazenadas", explicou Karen Quevedo, coordenadora da vacinação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.