Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Imunização

Saiba como fica a vacinação contra a Covid-19 hoje nas cidades da região

Em São Leopoldo doses serão aplicadas em idosos a partir dos 61 anos

Por Isabella Belli
Publicado em: 19.04.2021 às 03:00 Última atualização: 19.04.2021 às 07:57

Em São Leopoldo doses serão aplicadas em idosos a partir dos 61 anos Foto: Semsad/PMSL
O sábado foi de vacinação em cidades da região. Em São Leopoldo, a imunização iniciou às 9 horas e foi aplicada somente a primeira dose em idosos com mais de 62 anos e, após, ampliou-se para 61 anos ou mais. A baixa procura fez com que a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância em Saúde decidissem baixar a faixa etária para 61 anos ainda no final da manhã. Segundo a Prefeitura, foram aplicadas 2.340 doses no sábado em idosos com 61 anos ou mais.

Leia aqui todas as notícias sobre o coronavírus

De acordo com a coordenadora da vacinação, Karen Quevedo, somente na antiga sede da Unisinos, 250 pessoas foram imunizadas nas primeiras horas de atendimento, número considerado abaixo da expectativa.

No novo ponto de vacinação aberto pela Prefeitura, no sábado, no Centro de Eventos da Avenida São Borja, até as 10h30, apenas 60 pessoas haviam passado pelo local. O objetivo do novo ponto foi agilizar a imunização e facilitar o acesso. Com oito vacinadoras, o lugar também recebeu doações de roupas, agasalhos, cobertores e alimentos não perecíveis que serão entregues para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que fará a destinação das doações.

Novas doses

Na última sexta-feira, a cidade recebeu do Ministério da Saúde um novo lote de vacinas com 7.795 doses. Dessas, 4.115 foram destinadas exclusivamente para a aplicação da primeira dose. Apesar de parecer ser um bom quantitativo, o secretário de Saúde, Marcel Frison, acredita que até amanhã, dia 20, já não haverá mais doses. "É provável que tenhamos apenas para a segunda dose", afirmou.

Para o complemento da vacinação, o governo federal enviou um total de 3.680 doses. Nessa última remessa, 52% dos imunizantes são Oxford/AstraZeneca e 48% da Butantan/CoronaVac. Da vacina chinesa com produção no Brasil, foi enviado somente um lote referente a segunda dose da 9ª remessa.

A vacinação no drive-thru do Ginásio Municipal Celso Morbach, no sábado, foi animada pelo grupo de pagode Heróis da Favela que esteve no local pela manhã, fazendo uma apresentação de roda de samba.

Vacinação hoje

Nesta segunda-feira, de acordo com a Prefeitura, a imunização será mantida para a faixa etária acima de 61 anos em dois pontos da cidade. O drive-thru do Largo Rui Porto é destinado para idosos que optarem em ir de carro. O horário de funcionamento é das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. O local também aplicará a segunda dose da CoronaVac/Butantan para idosos que cumpriram os 21 dias da primeira aplicação.

Já idosos que optarem ir a pé devem procurar o Centro de Vacinação na antiga sede da Unisinos para tomar a primeira dose da AstraZeneca/Fiocruz e também para a segunda dose da CoronaVac para quem fechou 21 dias. A segunda dose será da mesma forma aplicada em profissionais de saúde na antiga Sede da Unisinos. A entrada localiza-se na Praça Tiradentes e o atendimento também ocorre das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas.

É necessário comparecer portando documentos de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e cartão SUS, e comprovante da aplicação da primeira dose.

Prefeito vacinado

O prefeito Ary Vanazzi, 62 anos, recebeu a 1ª dose, na antiga sede da Unisinos, no sábado. Vanazzi, acompanhado pelo secretário de Saúde, Marcel Frison, passou por todas etapas de registro até receber a dose da vacina Oxford/ AstraZeneca.

Na região

Sapucaia do Sul: primeira dose para idosos com 62 anos ou mais, mediante agendamento prévio no site: https:// minhaagendavirtual.com. br/sapucaiadosul

Esteio: 60 anos ou mais, das 18 às 19h30, no drive do Parque de Exposições Assis Brasil (Pavilhão da Agricultura Familiar – entrada pelo Portão 1). Para idosos que não puderem ir no drive, hoje a SMS vai abrir agendamento para a aplicação na própria sede. Contato: 3473-6377, 3473-8964, 3473-0480 e 3458-2824 (Ramal 1 - das 8 às 12h e das 13h às 17h) ou nas UBSs. Idosos com dificuldade de locomoção são imunizados em casa, também após agendamento pelos mesmos canais.

Portão: primeira dose para 60 anos ou mais, das 7 às 17h, no drive-thru no Lothar Kern.

Capela de Santana: primeira dose para idosos de 62 anos ou mais na ESF Pareci Velho (13h); Extensão bairro Boqueirão (14h30); Extensão Parque Primavera (15h30).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.