Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Imunização

Veja como fica a vacinação contra a Covid-19 hoje nas cidades da região

Em São Leopoldo, nesta quinta-feira (22), o foco é segunda dose para idosos e profissionais de saúde

Por Alecs Dal'Ollmo
Publicado em: 22.04.2021 às 03:00 Última atualização: 22.04.2021 às 07:18

Em Sapucaia do Sul feriado de Tiradentes foi de vacinação nesta quarta-feira (21) Foto: Divulgação/Prefeitura de Sapucaia
O avançar na vacinação contra Covid-19 está na agenda prioritária da população. As equipes de saúde das cidades da região estão em atenção com estratégias para manter a imunização andando e assim avançar nos grupos dentro do possível e sempre enfrentando o angustiante aguardo de envio de novas doses.

A Secretaria Municipal da Saúde (Semsad), de São Leopoldo, praticamente esgotou na última terça-feira, dia 20, as doses da vacina AstraZeneca, que contemplou o público da faixa etária dos 61 anos.

Leia aqui todas as notícias sobre o coronavírus

Ontem, feriado de Tiradentes, não aconteceu atendimento na cidade. E por conta da falta doses, hoje, dia 22, será retomada em São Leopoldo apenas a vacinação da segunda dose da Coronavac/Butantan para idosos e profissionais de saúde. Conforme a comunicação da Prefeitura, a rede de saúde oferece o drive thru do Largo Rui Porto para idosos que optarem em ir de carro. O horário de funcionamento é das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. Idosos, que optarem ir a pé, devem procurar o Centro de Vacinação na Antiga Sede da Unisinos, no mesmo horário.

Documentos

A segunda dose será da mesma forma aplicada em profissionais de saúde na Antiga Sede da Unisinos, com atendimento das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. A equipe da Semsad enfatiza que para a segunda dose é necessário documento com foto e comprovante de vacinação da primeira dose. São Leopoldo está aplicando a segunda dose em quem recebeu a primeira dose há pelo menos 21 dias.

Marcel Frison, titular da Semsad, destaca um importante passo atingido na semana, lembrando que na última terça-feira a cidade teve um avanço na vacinação. "Concluímos a faixa dos 61 anos, mas não temos doses suficientes para chegar ao grupo dos 60 anos. Vamos, portanto, esperar uma nova remessa de primeira dose", ressalta o secretário, por meio da comunicação da Prefeitura.

Esteio

Em Esteio, a vacinação tem como foco idosos a partir de 60 anos que não receberam nenhuma dose do imunizante. A comunicação da prefeitura enfatiza que para ser imunizado (primeira dose), é necessário agendar pelo site www.esteio.rs.gov.br/vacina. À medida que novas doses chegarem, serão abertos novos horários de imunização. Após a confirmação do agendamento, a vacinação acontece no drive-thru que fica no Pavilhão da Agricultura Familiar, do Parque de Exposições Assis Brasil.

Já a vacinação de idosos (segunda dose e que estão na data da segunda aplicação - a data exata está no cartão de vacinação entregue na primeira aplicação) ocorre das 13 às 17 horas, em frente à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) (Avenida Padre Clartet, 666). Não é necessário agendamento. Basta levar identidade e cartão de vacinação.

Vacinação no feriado em Sapucaia

Em Sapucaia do Sul, a equipe da Secretaria de Saúde realizou vacinações contra a Covid-19 e Influenza (gripe). A cidade está imunizando, no caso da Covid, idosos de 61 anos ou mais, com doses AstraZeneca/Fiocruz), e idosos vacinados até 31 de março com a vacina Coronavac/Butantan. Entre as unidades com vacinação ontem estavam a ESF Fortuna/ Colonial, UBS Centro e ESF João de Barro.

E entre as pessoas que buscaram a imunização no feriado estava o padre Adilson José Kuntzler. Para facilitar a vida do cidadão, os agendamentos serão exclusivamente pelo site https:// minhaagendavirtual. com.br/sapucaiadosul. De acordo com comunicação da prefeitura, hoje serão vacinados os que agendaram para receber a vacina da gripe e na sexta-feira, os da vacina contra a Covid.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.