Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Imunização

Ministério da Saúde confirma envio de nova remessa de vacinas contra Covid

Doses de AstraZeneca e CoronaVac devem chegar ao Estado nesta sexta-feira (30)

Por Bruna Mattana
Publicado em: 28.04.2021 às 16:35 Última atualização: 28.04.2021 às 21:36

Covid-19: novas vacinas devem chegar ao Estado Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Ministério da Saúde confirmou o envio de nova remessa de vacinas contra o coronavírus. Ao todo, são 353.750 doses da AstraZeneca/Fiocruz e 7.200 doses da CoronaVac/Butantan. Conforme o Governo do Estado, a data provável da chegada é esta sexta-feira (30). "Com a remessa da AstraZeneca, o plano é avançar na vacinação dos idosos (atingir 100% da faixa etária até 60 anos) e começar a vacinar pessoas com comorbidades", informou, em nota.

Enquanto isso, a primeira dose segue sendo aplicada, como é o caso de Novo Hamburgo, que mantém o agendando e aplicação da vacina contra a Covid para a primeira dose em pessoas com 60 anos ou mais e profissionais de saúde (já contemplados até o momento) nas unidades de saúde de referência. "A Secretaria Municipal da Saúde aguarda o envio de mais doses do imunizante da CoronaVac pelo Ministério da Saúde para a retomada da aplicação da segunda dose."

Leia aqui todas as notícias sobre o coronavírus

Em Campo Bom, ocorrerá vacinação nesta sexta-feira (30), quando serão aplicadas segundas doses para quem recebeu o imunizante AstraZeneca/Fiocruz no dia cinco de fevereiro ou antes. "Teremos 415 doses à disposição da comunidade", ressalta o prefeito, Luciano Orsi. A vacinação segue no drive-thru do Complexo do CEI e no ginásio do CEI, das 9 às 13 horas ou enquanto houver doses. Serão disponibilizadas 200 doses no ginásio e 215 no drive-thru. Para que o número de pessoas não ultrapasse o número de doses disponíveis, haverá distribuição de fichas no dia e local da vacinação.

O município também aguarda nova remessa da CoronaVac para imunização. Assim que os imunizantes chegarem, será priorizada a vacinação daquelas pessoas que estão com a segunda dose atrasada, ou seja, fizeram a primeira dose há mais de 30 dias.

Região

Sapiranga informou que essa semana só foi possível vacinar na segunda-feira (26) a primeira dose para pessoas com  60 anos ou mais. "Agora, estamos aguardando a chegada de novo lote para dar continuidade ao drive-thru", informou em nota.

Ivoti e Dois Irmãos informaram que estão sem vacinação, aguardando novo lote de doses do Estado.

Estância Velha continua vacinando com a primeira dose pessoas com 59 anos e comorbidades e idosos com mais de 60 anos que ainda não fizeram a vacina. Esse público está sendo vacinado com a vacina AstraZeneca/Fiocruz. A imunização ocorre mediante agendamento nos postos de saúde. As doses de CoronaVac ainda são aguardadas.

Em Taquara não há vacinação programada para esta quinta nem sexta-feira. O próximo drive de segunda dose será na próxima segunda-feira, se chegarem novas vacinas. "Com relação às segundas doses, somente teremos prejuízo caso não cheguem doses até dia 03/05, que é para faixa etária 64 e 65 anos, pois até o momento todas segundas doses foram aplicadas."

Parobé retomou nesta segunda-feira a vacinação de pessoas com mais de 60 anos. A imunização ocorre em formato drive-thru, junto a Unidade Básica de Saúde  Integração (Rua Arthur Hennemann, número 112, bairro Integração). "A prefeitura de Parobé explica que teve de manter a vacinação para 60 anos de idade pois aguarda definição da Secretaria Estadual da Saúde (SES) para poder ampliar a vacinação para outras faixas etárias. A imunização com a segunda dose prossegue normalmente, conforme as datas constantes em cada carteirinha de vacinação." Estão sendo vacinados os idosos levados de carro e também aqueles que chegarem a pé.

Doses faltantes

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, faltam 40.470 doses da Coronavac para concluir o esquema vacinal de idosos que receberam doses da remessa distribuída no dia 20 de março.

O intervalo preconizado, de 28 dias, deve ser contabilizado a partir do dia da aplicação da vacina, que ocorre de acordo com organização própria dos municípios. A data de 20 de março corresponde à distribuição das doses às 18 coordenadorias regionais de saúde. Nos dias seguintes, já nos municípios, as vacinas começam a ser aplicadas.

Também há necessidade de 223.400 doses para a segunda dose dos vacinados com a remessa distribuída no dia 26 de março.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.