Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Luta contra pandemia

Covid: cidades da região começam a vacinar pessoas com comorbidades; veja serviço

Início da nova etapa foi possível após chegada de remessa com mais de 350 mil doses de vacina da Fiocruz/ Astrazeneca ao RS

Publicado em: 30.04.2021 às 12:45 Última atualização: 30.04.2021 às 18:06

Esta reportagem está em atualização, conforme as prefeituras divulgam calendário.

No RS, vacinação contra Covid começa a chegar ao público das comorbidades Foto: Diego da Rosa/GES
A chegada de uma nova remessa com mais de 350 mil doses de vacinas contra a Covid, nesta sexta-feira (30), permite que o Estado inicie uma nova etapa da imunização. A partir deste sábado (1), os municípios já podem começar a vacinar o grupo das comorbidades, ou seja, das pessoas com doenças crônicas. Até o momento, apenas Estância Velha e São Leopoldo já haviam iniciado esta etapa.

Neste novo grupo, também fazem parte as gestantes e puérperas, aquelas mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias. 

O imunizante que será aplicado é o da Fiocruz/AstraZeneca, que tem intervalo de 90 dias para a segunda dose. 

Abaixo, confira como as cidades da região estão organizadas para a vacinação deste sábado. 

Novo Hamburgo

Neste sábado, Novo Hamburgo organiza um drive-thru na Fenac, das 9h às 16h, para iniciar a imunização deste novo grupo. Esta primeira etapa contemplará doentes renais crônicos em diálise, pessoas com síndrome de down e pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC com idade entre 55 e 59 anos; ainda podem fazer a vacina gestantes e puérperas com alguma comorbidade e todas as pessoas acima de 60 anos que ainda não fizeram a primeira dose.

Dois Irmãos

Dois Irmãos vacina neste sábado, mas ainda precisa ampliar a faixa dos idosos com 60 ou mais, por isso, ainda não imunizará comorbidades. Segundo a prefeitura, o drive-thru ocorre das 7h às 12h (ou enquanto durar as doses), na Praça do Imigrante, com entrada pela Rua Gramado e saída pela Avenida 25 de Julho.

Nesta sexta-feira, o munícipio receberá 950 doses de Astrazeneca/ Fiocruz. 

Para receber a imunização é obrigatório portar Cartão do SUS atualizado do município de Dois Irmãos (pessoas com Cartão SUS de outras cidades não serão vacinadas), Carteira de Vacina, CPF, RG e comprovante de endereço atualizado dos últimos 6 meses.

Taquara

Em Taquara, haverá drive-thru no campus da Faccat, das 8h30 às 11h30. O mutirão será destinado exclusivamente para pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos, pacientes com doenças renais em tratamento de diálise maiores de idade, grávidas e mulheres que deram à luz há pouco tempo (até 45 dias pós-parto).

É necessário levar comprovante de residência. As gestantes têm que levar a carteira de pré-natal. Já os doentes crônicos de hemodiálise podem apresentar laudo ou receituário médico.

Haverá transporte gratuito com ônibus saindo da Rua Coberta em direção ao campus durante o período de vacinação. Quem for de carro, o acesso é pela RS-115.


Rolante

No sábado (1º), haverá drive thru para pessoas a partir de 60 anos, das 8 ao meio-dia no Parque Municipal da Kuchenfest.

Quanto às comorbidades, está programado o início para segunda-feira (3), disponível em todas as unidades de saúde do município. A partir das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Durante o meio-dia, somente no posto de saúde do Centro.

Picada Café

Não haverá vacinação contra Covid-19 no fim de semana devido à falta de doses da vacina Coronavac/Butantan. A prioridade é completar o esquema vacinal de idosos (65 anos ou mais). Não existe previsão oficial para a chegada de mais vacinas. Somente uma estimativa de recebermos algumas doses no final da primeira semana de maio.

Campo Bom

A vacinação ocorrerá no drive-thru do CEI e no ginásio do CEI, das 9 às 13 horas, ou enquanto houver doses. Serão disponibilizadas 415 vacinas, 200 no ginásio e 215 no drive-thru.

Montenegro

Neste sábado, depois de quatro dias sem vacinas, ocorre nova ação de imunização em dois drive-thrus simultaneamente: no Parque Centenário e no Centro de Atividades do Sesi, das 8 ao meio-dia.

Nova Hartz

O município está vacinando pessoas com 60 anos ou mais a partir desta sexta-feira. Neste sábado, a partir das 8 horas, ocorre o drive-thru de imunização deste público, na Rua Coberta.

Imbé

Terá vacinação na segunda-feira, para idosos a partir de 60 anos. Será somente no formato drive-thru e precisa estar cadastrado no Vacinômetro no link vacina.imbe.rs.gov.br.

Riozinho

A partir de segunda-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde retoma a vacinação de 1ª dose contra o coronavírus dos grupos de idosos acima de 60 anos, e será dado início à vacinação para o grupo com comorbidades. As vacinas serão aplicadas na sala de vacinas do posto de saúde, das 8 às 10h30, e das 13 às 16h30.

Nesta FASE I, terá acesso a vacina os seguintes casos:
- Pessoas com Síndrome de Down, acima de 18 anos
- Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) acima de 18 anos;
- Gestantes e puérperas com comorbidades, acima de 18 anos;
- Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos. (lista de comorbidades nas imagens).
- Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

Canela

Pacientes com síndrome de down, em tratamento de hemodiálise, gestantes e puérperas com comorbidades, além de pessoas de 55 a 59 anos que possuem comorbidades devem procurar locais de vacinação a partir da próxima segunda-feira (3). A aplicação das doses ocorre no Centro de Feiras e na Unidade de Saúde do Canelinha, das 8 às 16h30, sem paralisação ao meio dia.

Estância Velha

A partir de segunda-feira (3), em todos os postos de saúde, serão vacinadas as seguintes pessoas: com 58 anos com comorbidades, com síndrome de down acima de 18 anos, gestantes com comorbidades, acima de 18 anos, com indicação médica, puérperas até 45 dias com comorbidades, acima de 18 anos, com indicação médica, com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), acima de 18 anos, com indicação médica e pessoas com deficiência permanente de 55 a 59 anos cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) - apresentar cartão do BPC.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.