Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Imunização

São Leopoldo retoma hoje a vacinação de professores contra a Covid-19

Militares do 19.º BIMtz auxiliam na vacinação no drive-thru, no Largo Rui Porto, agilizando o processo

Por Priscila Carvalho
Publicado em: 18.05.2021 às 03:00 Última atualização: 18.05.2021 às 08:23

Militares do 19.º BIMtz auxiliam na vacinação no drive-thru, no Largo Rui Porto, agilizando o processo Foto: Diego da Rosa/GES
Depois de suspensa ontem por conta da escassez de doses, a vacinação de professores e trabalhadores da Educação Infantil contra a Covid-19 será retomada hoje em São Leopoldo. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsad) informou que a chegada de uma nova remessa de vacinas permite que a aplicação nessa categoria seja novamente oferecida. No sábado, quando a vacinação para esse público foi aberta, 1.322 foram imunizados com a primeira dose da AstraZeneca/Fiocruz.

Leia tudo sobre o coronavírus 

Hoje, das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas, o Centro de Eventos, na Avenida São Borja, será o ponto exclusivo para esse público. O atendimento será feito a pé. Segundo a Prefeitura isso porque a checagem de listas das escolas demanda vários guichês de atendimento. É necessário levar documento que comprove a função.

Novo lote

E nesta terça é prevista a chegada de um novo lote de vacinas CoronaVac/Butantan. A Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) divulgou que o Ministério da Saúde enviará remessa de 188.800 doses ao Estado, para imunizar todas as pessoas que receberam a primeira dose e que ainda aguardam a segunda aplicação (D2). Cálculos atualizados pela SES mostram que 179.330 pessoas aguardam a D2 da CoronaVac no Rio Grande do Sul. Porém, ainda não há confirmação de quantas doses irão para cada município. Em São Leopoldo, a Semsad estima que 7 mil pessoas aguardam a 2ª dose da CoronaVac.

Novidade na segunda-feira na vacinação leopoldense, uma equipe do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado (19º BIMtz), foi deslocada para auxiliar na logística de aplicação das doses no sistema drive-thru, no Largo Rui Porto. Os militares organizam as filas, cadastram quem está esperando para se vacinar e preenchem os dados das carteirinhas de vacina, agilizando assim o processo.

Parceria

A parceria com o Exército foi um pedido da Prefeitura, que prontamente foi atendido pelo 19º BIMtz. Conforme a Semsad, os militares devem ajudar na organização em pontos de vacinação até o final da campanha na cidade.

Ambas com problemas de pressão alta, as cunhadas Mara Lúcia da Silva, 48 anos, e Eva Bitencourt, 58, foram ao drive-thru ontem, para se vacinar. "Eu estava esperando agora, por conta da minha comorbidade. Tive Covid há um ano, com sintomas fortes e precisei ser até hospitalizada", contou Mara, citando a importância da vacina para prevenir uma nova infecção.

Asmático, o geógrafo Frederico Schuh, 28, também buscou a vacina ontem. "Não sabia se podia vacinar só com a receita, então esperei para pegar um novo laudo hoje e garantir a vacina", relata.

Vacinação na região

São Leopoldo

1ª dose da AstraZeneca/ Fiocruz em pessoas a partir de 18 anos, com comorbidade ou deficiência; nascidos até 1961; adultos com síndrome de Down; profissionais que atuam na recepção e limpeza de clínicas e serviços de saúde, atendente de farmácia e acadêmicos de cursos da saúde; coveiros e agentes funerários. Locais: drive-thru do Largo Rui Porto para quem for de carro; e na antiga sede da Unisinos, para quem for a pé. Horário: das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. A Unidade Móvel de Vacinação estará, das 8h30 às 11h30, na Rua Frederico Mayer, no bairro Feitoria, e das 13h30 às 16h30, na Rua Carlos Augusto Berger, no bairro Campina.

Sapucaia do Sul

1ª dose da AstraZeneca para pessoas acima de 18 anos, com comorbidades, e idosos a partir de 60 anos. É necessário agendar pelos telefones ou WhatsApp das UBSs. Também será oferecida a 2ª dose da CoronaVac para acamados. O município entra em contato com as famílias para agendar.

Esteio

Não terá vacinação contra a Covid-19, mas segue agendando a aplicação para pessoas de 35 anos ou mais com comorbidades pelo site www.esteio.rs.gov.br/ vacina.

Portão

Não informado.

Capela de Santana

Não informado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.