Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Em todo o País

Ministério da Saúde vai iniciar envio de vacinas para imunização da população geral

Remessas devem contemplar além profissionais da educação, a população entre 18 e 59 anos

Por Jauri Belmonte
Publicado em: 28.05.2021 às 12:36 Última atualização: 31.05.2021 às 09:08

Há uma luz no fim do túnel na luta contra o coronavírus. O Ministério da Saúde publicou no fim da manhã desta sexta-feira (28) uma nota técnica informando que iniciará, em breve, o envio de vacinas contra a Covid-19 para imunização da população geral. Diante disso, as remessas vão contemplar a população entre 18 e 59 anos. 

Leia aqui todas as notícias sobre o coronavírus

De acordo com a pasta, o envio iniciará de forma escalonada aos estados, que, em conjunto com os municípios, terão autonomia para definir as estratégia de vacinação. Assim, o objetivo é atender ao público geral, juntamente com outros grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), entre eles, os professores. 

A motivação da priorização dos profissionais da educação se deve aos impactos que a pandemia causou - e vem causando - ao retorno das aulas presenciais. No caso dos profissionais da educação, a orientação é seguir essa ordem de prioridade: creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA e, na sequência, trabalhadores da educação do ensino superior.

 

Vacinação escalonada

Segundo o Ministério da Saúde, esse grupo de pessoas com idade entre 18 e 59 anos poderá começar a ser vacinado de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes, desde que a vacinação dos grupos prioritários restantes seja mantida e cumprida, de acordo com a ordem estabelecida pelo PNO.

As recomendações foram pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada nesta quinta-feira (27), com representantes do Ministério da Saúde, além dos conselhos Nacional de Secretários Estaduais e Municipais.

"Pedíamos há muito tempo que, após vacinados os 60 anos ou mais, tivéssemos a oportunidade de vacinar as faixas etárias inferiores. E isso está sendo disponibilizado para nós pelo Ministério da Saúde. É, sem sombra de dúvidas, um ganho importante para ampliar o acesso à vacinação. É um pleito dos municipios", frisa o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems), Maicon de Barros Lemos, que também é secretário municipal da Saúde de Canoas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.