Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Pesquisa

Cidade brasileira participa de estudo sobre a aplicação de meia dose da AstraZeneca

Projeto é realizado em Viana, no Espírito Santo, e busca avaliar a eficácia de uma dose menor do imunizante na redução do número de casos de Covid-19

Por Agência Brasil
Publicado em: 13.06.2021 às 14:59 Última atualização: 13.06.2021 às 14:59

O estudo de vacinação em massa foi batizado de Projeto Viana Vacinada Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Moradores voluntários da cidade de Viana, no Espírito Santo, começaram a ser vacinados neste domingo (13) com meia dose da vacina AstraZeneca/Oxford. Eles fazem parte de um projeto voltado a avaliar a eficácia de uma dose menor do imunizante na redução do número de casos de Covid-19.

Leia aqui todas as notícias sobre o coronavírus

A ação tem como público-alvo aproximadamente 35 mil pessoas entre 18 a 49 anos que não fazem parte do grupo prioritário estabelecido pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI) e ainda não foram vacinadas. De acordo com o governo estadual, a participação é voluntária e a vacinação será realizada com doses doadas pelo PNI.

O estudo de vacinação em massa, batizado de Projeto Viana Vacinada, faz parte de um estudo científico realizado por pesquisadores do Hospital Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e conta com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e do Ministério da Saúde.

A eficácia da estratégia de vacinação com meia dose já foi testada e utilizada em outros momentos de emergência de saúde pública, como na epidemia de febre amarela, em que obteve êxito e garantiu a vacinação do Brasil e da África.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.