Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Corrida pela vacina

Ministério da Saúde recebe mais 1 milhão de Coronavac, mas segue sem repassar aos Estados

Só no Rio Grande do Sul, a estimativa da Secretaria Estadual da Saúde é que 200 mil pessoas estejam com a segunda dose da Coronavac em atraso

Publicado em: 16.06.2021 às 11:47 Última atualização: 16.06.2021 às 13:14

O Instituto Butantan entregou nesta quarta-feira (16) ao Ministério da Saúde mais um lote de um milhão de doses da vacina CoronaVac. Esta remessa é a terceira entregue pelo Instituto ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) desde o último dia 11.

O MS, entretanto, ainda não sinalizou quando enviará os imunizantes aos Estados. Só no Rio Grande do Sul, a estimativa da Secretaria Estadual da Saúde é que 200 mil pessoas estejam com a segunda dose da Coronavac em atraso. 

Leia todas as notícias sobre a pandemia

A assessoria de imprensa do Ministério da Saúde afirma que "ainda está sendo elaborado o informe técnico com as informações de distribuição por estado e o público-alvo da pauta da distribuição" e que, "assim que sair", será divulgado.

Durante o mês de junho estão previstas a entrega de 5 milhões de doses, produzidas a partir dos 3 mil litros de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) recebidos no dia 5 de maio. Desse total, já houve a liberação de 2,8 milhões de vacinas desde o dia 11, quando foram entregues 800 mil doses e, no dia 14, mais 1 milhão

Segundo informações do Instituto Butantan, o envase da matéria-prima foi iniciado no dia 27 e terminou na madrugada do dia 30. Parte das doses já envasadas está em outras etapas do processo produtivo, como inspeção de controle de qualidade. O Butantan informou, ainda, que até o fim de junho receberá um novo lote de 6 mil litros de IFA para a produção de mais 10 milhões de doses.

Ainda de acordo com o Butantan, com a entrega de hoje, já foram fornecidas ao PNI  50,012 milhões de doses desde 17 de janeiro, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.