Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Imunização

Veja como fica a vacinação contra a Covid-19 hoje nas cidades da região

Em São Leopoldo, vacina chega a faixa dos 45 anos sem comorbidades

Por Priscila Carvalho
Publicado em: 22.06.2021 às 07:12 Última atualização: 22.06.2021 às 07:13

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsad) leopoldense começaram a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em trabalhadores do setor da indústria, ontem. Para otimizar a ação, a vacinação está sendo feita dentro das próprias empresas. Ontem 240 funcionários da Stihl e mais 120 da Taurus receberam a vacina. Hoje, a aplicação deve continuar com os trabalhadores da Gedore. Os industriários estão dentro dos públicos prioritários do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde. 

Luís Volnei recebeu a primeira dose da vacina ontem Foto: Diego da Rosa/GES

Hoje, a vacinação será aberta para pessoas maiores de 45 anos, sem comorbidades. Também podem se vacinar maiores de 18 anos, com comorbidades, pessoas com deficiência permanente a partir de 18 anos e trabalhadores do transporte coletivo, de vans escolares e da educação, que perderam a data para se vacinar. Para estes grupos, a aplicação é oferecida na antiga sede da Unisinos e na Unidade Móvel de Vacinação, que hoje estará na Estrada João Mello, 4.775, no Morro da Paula, das 8h30 às 11h30. A vacinação ocorre somente pela manhã. A Escola Irmão Weibert segue como ponto exclusivo de imunização de gestantes, mães que deram à luz nos últimos 45 dias, e lactantes de bebês até um ano.

Leia tudo sobre o coronavírus

Os pontos fixos de vacinação atendem das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. 2ª dose à disposição Na antiga Unisinos também é possível receber a segunda dose da CoronaVac/ Butantan, para quem completou 21 dias, e da AstraZeneca/Fiocruz, para quem fez a primeira dose até 25 de março. Foi o que fez a comerciária Terezinha Orlete Girardi, 66 anos, ontem. Ela tomou a primeira dose da vacina CoronaVac em abril, mas não sabia que a segunda dose já estava disponível há algumas semanas no local e precisava organizar um tempo para se deslocar ao ponto. Com a segunda dose feita, agora, ela se sente mais tranquila. “Mas, mesmo assim, uso máscara e mantenho os cuidados”, conta.

Cuidado e espera

Na segunda-feira, a vacinação também seguiu para pessoas acima de 46 anos de idade sem comorbidades. Na antiga sede da Unisinos, filas se formaram à procura da imunização. Moradora do bairro Campina, Nair Cruz Campos, 50, conta que estava esperando uma folga nos horários do serviço para poder se vacinar. “Estava me cuidando muito, pois trabalho com público”, disse. Luís Volnei da Silva, 48 anos, que também recebeu a primeira dose ontem, conta que estava esperando para fazer a vacina. “Quanto mais gente tiver vacinada, melhor pra todos”, pondera.

Pela região

SAPUCAIA DO SUL 

Hoje, será aplicado o imunizante da Pfizer na UBS Centro, para pessoas com comorbidades graves; deficiências permanentes; gestantes e puérperas; lactantes com liberação/indicação de um profissional de saúde, nos turnos da manhã e tarde. O agendamento segue aberto pelos telefones e WhatsApp das UBSs. A vacinação com AstraZeneca para pessoas a partir de 45 anos retorna amanhã e pode ser agendada pelo site https://minhaagendavirtual.com. br/sapucaiadosul.

ESTEIO

Primeira dose da AstraZeneca para pessoas acima dos 45 anos sem comorbidades e pessoas acima de 18 anos, com comorbidades. Agendamento pelo site www.esteio.rs.gov. br/vacina ou telefone 3433-8400 (Ramal 1). Segunda dose da vacina AstraZeneca para quem já completou o prazo para receber a injeção de reforço, durante toda a semana na Av. Padre Claret, 666. Hoje, das 18h às 19h45, aplicação da 2ª dose da CoronaVac para quem agendou.

PORTÃO

Primeira dose da AstraZeneca para pessoas acima de 45 anos sem comorbidades, pessoas acima de 18 anos com comorbidades ou em hemodiálise, pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros no Centro de Eventos Lothar Kern.

CAPELA DE SANTANA

Segunda dose para pessoas cuja aplicação foi agendada para hoje na UBS Central.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.