Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Contra a Covid-19

Falha em câmara de conservação pode ter danificado 4.500 doses de vacinas em São Leopoldo

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o secretário municipal da Saúde, Marcel Frison, afirmou que as doses não foram aplicadas na população e que a Anvisa já foi notificada

Por Jean Peixoto
Publicado em: 30.06.2021 às 17:17 Última atualização: 30.06.2021 às 19:43

Pelo menos 4.500 doses de vacinas contra a Covid-19 podem ter sido comprometidas em São Leopoldo e foram retidas pela Prefeitura. A dúvida instaurou-se sobre a Secretaria Municipal da Saúde (Semsad) após uma falha técnica ocorrida em uma câmara fria de conservação de vacinas, no último domingo (27).

Secretário Marcel Frison explica falha na refrigeração de vacinas Foto: Valentin Thomaz/Prefeitura de São Leopoldo
Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, na tarde desta quarta-feira (30), o secretário municipal da Saúde, Marcel Frison, afirmou que as doses não foram aplicadas na população e que a Prefeitura já notificou a Vigilância Estadual de Saúde, que verifica junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se há a possibilidade de alterações nas doses. Ainda não há prazo para a resposta da agência.

Leia notícias sobre o coronavírus

Segundo Frison, estas 4.500 doses ficarão retidas até que o parecer da Anvisa seja emitido. Conforme a Prefeitura, o relatório emitido na manhã desta quarta-feira indicou uma oscilação de temperatura a partir das 17h40 do domingo até as 8 horas desta segunda-feira.

Conforme o secretário, as vacinas armazenadas no equipamento eram produzidas por diferentes laboratórios, mas ele não especificou as quantidades de cada marca.

Sistema de segurança

O fabricante do equipamento, que foi adquirido pelo município em abril, manifestou que já ocorreu um problema técnico com um dos equipamentos, com a queima do nobreak e alteração na regulagem da mesma. A câmara, que foi adquirida para a campanha de vacinação contra a Covid-19, possui alarme de alteração e sistema de notificação nos celulares da equipe da rede de frio. Conforme o secretário, o disparo do alerta não ocorreu por falha técnica do produto.

A Prefeitura afirma que “está tomando todas as medidas cabíveis em relação à situação” e que “para além da manutenção obrigatória pela cláusula de garantia do equipamento, moverá ação judicial caso se efetivem danos ao erário público e à população de São Leopoldo”

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.