Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Imunização

São Leopoldo, Sapucaia e Portão vacinam contra a Covid-19 pessoas a partir de 40 anos

Esteio segue agendando a vacinação para pessoas a partir de 42 anos

Por Jean Peixoto
Publicado em: 01.07.2021 às 22:04

Os municípios da região estão adiantados com relação ao calendário de vacinação contra a Covid-19 apresentado pelo governador Eduardo Leite no dia 4 de junho. O cronograma do Estado previa a vacinação com a 1ª dose para todos os gaúchos com idades entre 40 e 49 anos até o final de julho. No entanto, as prefeituras de São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Portão já aplicam, nesta sexta-feira, a primeira dose da vacina em pessoas com idades a partir de 40 anos sem comorbidades. Em Esteio, ocorre o agendamento da vacinação para pessoas com idades a partir de 42 anos.

Gestantes, puérperas e lactantes de crianças de até um ano recebem a vacina no Ginásio Municipal Celso Morbach Foto: Valentin Thomaz/Prefeitura de São Leopoldo

São Leopoldo

A lactante Cindinara Cavalheiro Koehler, de 27 anos, moradora da Vila Baum, no Arroio da Manteiga, demonstrou toda a sua alegria e emoção ao receber a vacina no Ginásio Municipal na tarde de ontem. "É muito emocionante, o Gabriel tem 11 meses, ainda mais poder se vacinar através da amamentação isso é muito importante, saímos daqui feliz demais com essa vacina essa dose de esperança," comentou.

Nesta sexta-feira, o Município avança para a faixa dos 40 anos e, além dos postos de vacinação já instalados, aplicará as doses, também, na sede Assemplife, no bairro Feitoria, e na paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Scharlau. A vacinação continua no Centro de Eventos, na Avenida São Borja, tanto a pé quanto no sistema drive-thru, quanto na parte interna do Ginásio Municipal Celso Morbach, na Avenida Dom João Becker. O atendimento ocorre das 9 horas às 11h30 e das 13h30 às 16 horas.

A vacina segue para pessoas maiores de 18 anos de idade com as seguintes comorbidades: diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias, hepatopatias, pneumopatias, imunossupressão, acidente vascular cerebral, obesidade mórbida e doenças reumáticas. As doses também são destinadas às pessoas com deficiência permanente a partir de 18 anos. Elas podem comprovar fisicamente, por meio de laudos médicos ou mediante apresentação do Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC). Gestantes, puérperas e lactantes de crianças até um ano permanecem contempladas, com ponto exclusivo no ginásio.

Vacina pela região do VS

Sapucaia do Sul

Em Sapucaia do Sul, nesta sexta-feira, a primeira dose com imunizante da Pfizer será aplicada nas UBSs Centro, Primor, Cohab Casa, Cohab Blocos e João de Barro. A primeira dose com a CoronaVac será aplicada nas UBSs Fortuna e Nova Sapucaia. Já o imunizante da Janssen será aplicado na ESF Silva. O agendamento continua sendo feito pelo site da prefeitura.

Esteio

Esteio segue agendando a vacina para pessoas a partir de 42 anos sem comorbidades. A marcação é feita pelo site da prefeitura. A aplicação das doses iniciou na noite de ontem, na Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Padre Claret, 666, e segue no mesmo horário hoje (2) das 18h30min às 20h15min, enquanto no amanhã (3) há agendas disponíveis das 8 horas às 15h45min. Quem não conseguir agendar pelo sistema poderá ligar para 3433-8400 (Ramal 1).

Portão

Vacinação para pessoas a partir de 40 anos e industriários a partir de 34 anos. Trabalhadores da indústria precisam comprovar vínculo profissional. Aplicação ocorre das 8 às 20 horas no Centro Lothar Kern.

Industriários de 40 anos vacinados

Iniciada no dia 21 de junho, a etapa de aplicação da vacina contra a Covid-19 nas indústrias de São Leopoldo foi concluída nesta quinta-feira (1º). Ao todo, dois mil industriários com idades a partir de 40 anos receberam as doses da vacina contra o coronavírus. A ação contou com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi). Ontem, as equipes da Secretaria Municipal da Saúde (Semsad) estiveram na empresa Klabin. Os colegas Diego Luis Basei e Delon Fernandes Antunes não perderam a oportunidade. "Facilita nossa vida não precisando nos deslocar, nos deixa mais seguro para trabalhar e para retomar a vida", destacou Delon. nesta sexta-feira (2), haverá aplicação na empresa Taurus.

No Ginásio Municipal, o morador da Feitoria, imigrante venezuelano há dois anos, Frank Alejandro Oca Gomez, de 41 anos, recebeu a primeira dose ontem. "Essa é uma oportunidade maravilhosa, um momento de muita esperança, foi uma oportunidade muito boa, foi muito rápido", destacou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual