Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Gramado Turismo

Mesmo na bandeira vermelha, Gramado registra movimento no final de semana

Filas se formaram na frente de lojas e restaurantes; Prefeitura diz que está realizando fiscalizações, mas não tem pessoal suficiente para cobrir toda a cidade

Por Mônica Pereira
Publicado em: 19.07.2020 às 17:57 Última atualização: 19.07.2020 às 18:52

Ruas centrais tinham grande fluxo de pessoas Foto: Mônica Pereira/GES ESPECIAL
Desde a terça-feira (14), Gramado está com regras mais rígidas de isolamento social, para cumprir as medidas da bandeira vermelha do modelo de Distanciamento Controlado do Estado. Mesmo assim, este final de semana foi de movimento pelas ruas centrais, comércios e restaurantes da cidade.

Cleide Dewes, gerente de uma loja de calçados infantis no Centro de Gramado, afirma que está se readequando, a cada semana, a todas as exigências do governo estadual. Por isso, limpezas constantes são realizadas e máscaras são disponibilizadas para os clientes. Na última semana, o governador Eduardo Leite autorizou que lojas de produtos não essenciais comercializem produtos no estilo tele-entrega ou pegue e leve. E foi isso que possibilitou que a loja permanecesse aberta e tivesse fila de clientes na porta. Cleide destaca que várias promoções e até uma liquidação de produtos estão sendo ofertados aos clientes para evitar que produtos fiquem parados nas prateleiras. Além disso, ela conta que muitas pessoas compram pelo catálogo virtual da loja e recebem os produtos em casa ou nos hotéis. “A gente fidelizou vários clientes assim”, salienta a gerente, que não precisou demitir nenhum dos cinco funcionários.

Seguindo as regras estaduais, restaurantes em beira de estradas e rodovias podem atender ao público no local. E restaurantes localizados na Avenida das Hortênsias e na Borges de Medeiros, no sábado (18), também ficaram com filas de espera nas calçadas. Na última sexta-feira (17), o prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, sugeriu ao governo do Estado a flexibilização da abertura dos restaurantes à la carte, prato feito e buffet sem autosserviço, tanto das rodovias como fora delas, a partir de um teto de operação reduzido, observando todas as normas de prevenção ao novo coronavírus. Até o momento, não houve retorno da proposta do prefeito. 

A Prefeitura de Gramado afirma que barreiras sanitárias estão sendo realizadas nos acessos da cidade e que a fiscalização de estabelecimentos está ocorrendo, mas enfatiza que "está sem pessoal suficiente para cobrir todos os eventos em toda a cidade".

Confira fotos da movimentação no Centro de Gramado no final da tarde de sábado:

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.