Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Gramado APÓS 3 ANOS

Procissão de Passos emociona e reúne multidão em avenida principal do Centro de Gramado

Trajeto contou com 400 participantes e teve presença de carros alegóricos; 12 atores fizeram o papel de Jesus

Por Fernanda Fauth
Publicado em: 16.04.2022 às 11:56 Última atualização: 17.04.2022 às 15:37

Uma noite de fé e emoção. Assim que pode ser resumida a Procissão dos Passos, que ocorreu na Sexta-feira Santa (15) em Gramado. Durante aproximadamente 2 horas, o trajeto que percorreu parte da Avenida Borges de Medeiros, na área central do município, reuniu multidões ao longo dos percursos, em calçadas e canteiros.

Procissão de Passos em Gramado em 2022
Procissão de Passos em Gramado em 2022 Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial
Após 3 anos sem ser realizada, devido à chuva e pandemia, em 2022 a atividade religiosa saiu. O tempo, que ficou instável ao longo do dia, com pancadas mais fortes em determinados momentos, acompanhado das temperaturas em torno de 8°C, não afugentaram moradores e turistas.

A apresentação que mostra os passos de Jesus Cristo até sua crucificação trouxe algo inesperado: o silêncio. Mesmo com milhares de pessoas nas ruas, assistindo, todos olhavam atentos e em silêncio as 14 cenas e os nove carros alegóricos passarem. 

Uma das famílias que assistiu foi a de Gissele da Silva, de 45 anos. Moradora de Gramado, ela aguardava ansiosa pela passagem da filha Maria Eduarda da Silva, de 19 anos. A jovem interpretou uma das mulheres que apedrejavam Maria Madalena. Era a primeira vez que a atriz participava da procissão.

"Sempre assistíamos como espectadores. Mas essa é a primeira vez que ela fará atuando. Já participa de outros espetáculos, na programação de Natal e na Páscoa está fazendo a peça Escola de ajudantes do Coelho", conta. A expectativa em ver a filha era grande. "A procissão por si só já é muito emocionante. E ver a filha atuando tem um sabor diferente", conclui. 

Confira como foi o momento em mais fotos da Procissão de Passos:

Encerramento com o bispo

A procissão encerrou em frente à Igreja Matriz São Pedro. Na ocasião, o corpo de Jesus foi levado ao interior do santuário e após, abertas as portas para que a comunidade pudesse fazer suas orações. 

Quem esteve presente durante a finalização do percurso foi o novo bispo da Diocese de Novo Hamburgo, João Francisco Salm. Ele falou ao público presente e deixou um recado. "Nós somos cristãos porque acreditamos na ressurreição. Ela nos orienta, nos guia. Precisamos aprender a viver a mesma vida que Ele viveu", afirma.

"Nessa noite, hoje, amanhã, celebrando a ressurreição, precisamos buscar a aprender a amar. Isso exige esforço muito grande. A tendência é voltarmos a nós mesmos, aos nossos interesses. E amar é ser altruísta, olhar para o outro", diz.

Procissão de Passos em Gramado em 2022
Procissão de Passos em Gramado em 2022 Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

O bispo encerra com um convite à comunidade. "Celebrar a Páscoa é celebrar a ressurreição de Jesus. Por isso, não deixe de participar da vigília, de vir a missa nesse Sábado de Aleluia"

Diferentes atores, mesmo papel

Quem acompanhou a procissão pode perceber que não foi apenas um ator que interpretou Jesus. Pelo contrário: foram 12. Os artistas participaram há cerca de duas semanas de uma audição, para fazer parte do elenco.

Jesus foi interpretado por 12 atores, todos da região
Jesus foi interpretado por 12 atores, todos da região Foto: Cleiton Thiele/SerraPress/Divulgação

Todos os homens que interpretaram Cristo são moradores de Gramado e Canela. São eles: Pedro Campos, Yuri Gomes, Manoel Pereira, Bruno Roldo, Alisson Ariel, Leonardo Aroni, Marcos Eduardo, Gustavo da Silva, Lucas Fialho, Diogo Rigo, Felippe Benisch e Malcom Madia. 

Pedro mora em Canela. É o terceiro ano que ele faz o papel de Jesus, e nesta procissão, encenou o sermão da montanha. "É muito bacana poder participar. Sou estudante de história e estudo muito também sobre espiritualidade. E Jesus simplifica de uma forma muito linda, como sobre o amor ao próximo. Se todos lembrarem esses ensinamentos, a sociedade já consegue se tornar melhor", justifica. 

Pedro Campos, na Procissão de Passos
Pedro Campos, na Procissão de Passos Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Alisson Ariel também reside em Canela. Pelo quarto ano seguido, ele interpretou Jesus na mesma cena: quando está no deserto. Conhecido por seus papéis em espetáculos do Natal Luz e atrações lúdicas da Páscoa, afirma que interpretar Cristo é um dos maiores desafios. "Trabalho muito com o lúdico, com o mágico. E fazer Jesus é a maior dificuldade, porque tem história, todo mundo conhece, sabe como Ele fazia as coisas, pregava. É o maior desafio, aliás, ser realista é o papel mais desafiante de todos", revela.

Alisson Ariel, na Procissão de Passos
Alisson Ariel, na Procissão de Passos Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Para o ator, é importante ressaltar que cada ator é diferente fisicamente um do outro. "Tem Jesus baixo, alto, com cabelo mais comprido, mais curto, liso, cacheado. E é isso, porque Ele é tudo e está em tudo", complementa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.