Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Gramado AUDIOVISUAL

Festival de Cinema de Gramado abre inscrições para curtas e longas gaúchos

Produtores interessados têm entre 2 e 27 de maio para realizar o cadastro; confira as regras e como se inscrever

Por Redação
Publicado em: 27.04.2022 às 19:37 Última atualização: 28.04.2022 às 10:16

A organização do Festival de Cinema de Gramado anuncia que a abertura das inscrições para o Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas e para a Mostra de Longas-Metragens Gaúchos acontece na próxima segunda-feira (2) e segue até as 23h59 do dia 27 de maio.

Troféu Kikito
Troféu Kikito Foto: Diego Vara / Pressphoto

O “Gauchão” consagra a parceria entre o Festival de Cinema de Gramado e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, que juntos promovem, pela 19ª vez, a mostra competitiva de curtas-metragens produzidos no Estado.

Os participantes concorrem ao troféu em 13 categorias: Melhor filme, Melhor ator, Melhor atriz, Melhor direção, Melhor roteiro, Melhor fotografia, Melhor montagem, Melhor direção de arte, Melhor música, Melhor edição de som, Melhor produção/produção executiva, Júri da Crítica e Menção honrosa.

Os filmes participantes concorrem ao Kikito em dez categorias técnicas: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem, Melhor Desenho de Som e Melhor Trilha Musical.

As fichas de inscrição estão disponíveis no site www.inscricoescinema.com.br. Todas as regras e critérios para participar da seleção constam nos regulamentos, que estarão disponíveis no site do Festival.

Novidade na curadoria

A partir deste ano, visando conceder um olhar mais plural à produção audiovisual gaúcha, a curadoria da Mostra de Longas-Metragens Gaúchos passa a contar, também, com o nome da jornalista Carol Zatt.

A mestra em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa de Mídias e Processos Audiovisuais, e especialista em Arqueologia e Patrimônio vai se juntar ao programador da Cinemateca Capitólio, Leonardo Bomfim, na tarefa de selecionar os filmes exibidos.

“Para nós é uma grande felicidade. Estamos não apenas mantendo as mostras focadas na produção audiovisual gaúcha, mas incrementando elas e dando cada vez mais visibilidade e retorno. Agradecemos às parcerias com a Assembleia Legislativa, com a Secretaria de Cultura e com o Iecine, que nos proporcionam essa manutenção. Agora, damos um passo ainda mais importante, ampliando nossa curadoria com a chegada da Carol, uma jornalista que cultiva uma longa história com Gramado e que, com certeza, chega para, ao lado do Leonardo, fazer uma seleção do tamanho e da qualidade do cinema gaúcho”, avalia Diego Scariot, diretor de Eventos da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelo Festival.

Parceria

Mantendo o compromisso com as produções locais, Gramado reforça a parceria estabelecida na edição passada com a Secretaria da Cultura do Estado e com o Instituto Estadual de Cinema na entrega do Prêmio Sedac/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.