Publicidade
Notícias | Gramado SERVIÇOS

Presos trabalham em melhorias no canil municipal de Gramado

Apenados estiveram na manhã de quarta-feira (14) na localidade, após uma parceria entre o presídio de Canela e a Prefeitura de Gramado

Por Fernanda Fauth
Publicado em: 16.12.2022 às 13:02

 Uma parceria entre a Prefeitura de Gramado e o presídio de Canela oportunizou que apenados realizassem trabalhos e serviços no canil municipal, localizado na Linha 28. Atualmente, são 115 cães e gatos que vivem no local. 

Presos realizaram trabalhos no canil municipal de Gramado
Presos realizaram trabalhos no canil municipal de Gramado Foto: Presídio de Canela

Conforme a diretora do presídio, Cleria Diel, várias manutenções foram feitas na manhã de quarta-feira (14). "Serão atendidas as demandas informadas por funcionários. Inicialmente foram espalhados carrinhos de brita nas baias, escavação de valeta e colocação de cano para instalação elétrica. Há mais trabalho a ser feito, espero que essa mão de obra faça muita diferença e gere mais conforto aos cães e gatos ali abrigado", comenta. 

Ao todo, quatro presos foram ao canil. De forma inicial, eles irão até o canil, supervisionados por agentes penitenciários, durante quatro turnos de três horas cada. "Mas pretendemos auxiliar quantas vezes forem necessárias", reitera a diretora da unidade. Para os apenados, que cumprem regime fechado em Canela, o trabalho auxilia na progressão de pena, conforme é previsto na lei de execução penal - um dia de pena a cada três dias de trabalho. "A possibilidade de remição através de trabalho é fundamental para a prevenção da reincidência criminal. Gera sentimento de responsabilidade, contribui com a formação da personalidade e realmente capacita o cidadão condenado para o retorno do convívio social", frisa. 

A parceria entre as instituições iniciou ainda no mês de fevereiro, quando a nova direção do presídio assumiu. "A prefeitura de Gramado tem sido uma grande parceira e isso tornou-se mútuo através da mão de obra prisional, que já realizou a limpeza do loteamento Celita, desmanches de creches e, recentemente, executando tarefas no canil", finaliza Cléria. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual