Publicidade
Notícias | Gramado SOLIDARIEDADE

Em ação da Saúde com o hemocentro, gramadenses doam 78 bolsas de sangue

População que também quer doar sangue e não conseguiu participar da ação deve entrar em contato com a Vigilância em Saúde

Publicado em: 17.03.2023 às 19:10

Gramadenses tiveram a oportunidade de doar sangue sem sair da cidade na quarta-feira, dia 15. Em ação da Secretaria da Saúde em conjunto com o Hemocentro Regional de Caxias do Sul, 78 bolsas de sangue foram recolhidas.

A assistente social do Centro de Captação de Doadores para o Hemocentro, Roberta Girardello Rizzon, destaca que o sangue doado para o hemocentro é utilizado por todos os 49 municípios atendidos.

No total, 78 bolsas de sangue foram recolhidas
No total, 78 bolsas de sangue foram recolhidas Foto: Nicoli Saft/GES-ESPECIAL
"Em nível de Brasil temos dificuldade em manter o estoque, isso não somente no número disponível, mas também a capacidade de atendermos prontamente. Precisamos do ato de cidadania de doar sangue, essa corrente de solidariedade é para que as pessoas tenham garantido o direito a segurança transfusional", pontua.

Juliano Mereles de Melo, de 38 anos, é um destes doares. Ele participa a cada seis meses, aproximadamente. "Uma pequena parte que a gente pode fazer como cidadão. Uma hora podes ser que a gente precise, então se hoje podemos doar por que não?", questiona.

Essas ações nas cidades, chamadas coletas externas, fazem parte do projeto "Não há distância para salvar vidas". "É uma forma de aproximar o hemocentro das comunidades, fomentar e sensibilizar para a doação de sangue", destaca Roberta.

Quem estiver interessado em doar e não conseguiu participar da ação, a Vigilância em Saúde organiza grupos para ir até Caxias fazer a doação. Basta entrar em contato através do telefone (54) 3295-7100 no ramal 4, ou WhatsApp (54) 9 9939-0167. Uma nova ação do hemocentro em Gramado está programada para novembro.

Nove policiais militares do 1º Batalhão Turístico, também foram para o Expogramado doar sangue. "É uma prática amplamente estimulada pela Brigada Militar", coloca o comandante capitão Marcelo Montini.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual