Publicidade
Notícias | Gramado INTERNADO EM CAXIAS

Jovem de Gramado fica paraplégico ao sofrer acidente e família cria vaquinha on-line

Fabiano Viccini, de 26 anos, está em estado crítico, mas estável. Ele fará cirurgia nesta terça-feira (28)

Publicado em: 28.03.2023 às 10:15 Última atualização: 28.03.2023 às 10:17

Fabiano Viccini, de 26 anos, precisa da ajuda da comunidade. O jovem, conhecido por ter sido candidato a vereador em 2020 e presidente da União Geral dos Estudantes (UGE), sofreu um acidente na madrugada de domingo (26), em frente ao prédio onde ele e o noivo residem. Ao ter uma torção no tornozelo por deslizar em uma rampa, ele bateu a cabeça, perdeu os movimentos das pernas e ficou paraplégico. Ele está em estado crítico, conforme a família, mas estável, e internado no Hospital Pompéia, em Caxias do Sul. 

Fabiano Viccini
Fabiano Viccini Foto: Divulgação

Conforme o noivo, Diego Matte, os dois tinham o costume de sair para fazer passeios. Naquela noite, resolveram fazer uma caminhada na área central, próximo da onde residem, porém, o chão estava úmido devido à chuva que caiu. "Nós fomos descer pela rampa que sobem os carros, e a rampa estava úmida e lisa. Nisso, o Fabiano virou o pé e desequilibrou. Ele começou a correr para a frente e foi caindo. Tentou me puxar para segurar ele, mas eu caí. E quando ele caiu, bateu a cabeça com muita força no muro do prédio", conta. 

Fabiano pediu ajuda para tentar levantar, pois estava com dor. Entretanto, ao tentar ser erguido, disse que não sentia as pernas. "Eu deitei ele e constatei que o pulso estava quebrado e liguei para os primeiros socorros", relembra Diego. O jovem foi atendido pelo Samu e encaminhado primeiramente ao Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado. 

Já na casa de saúde gramadense, a partir dos exames de imagem realizados, os médicos constataram o pulso quebrado e que havia uma lesão séria na cervical. "Ele quebrou o último osso do pescoço e a primeira da lombar", pontua Diego. No HASM, passou por uma pequena cirurgia para colocar o osso do pulso no lugar. 

Ao meio-dia de domingo, ele foi encaminhado para Caxias do Sul, para ser atendido por um especialista de coluna. Atualmente, está imobilizado na cama, com colar cervical e precisa de auxílio para respirar, devido à fratura próxima da traqueia. Nesta terça-feira (28), ele passará por uma cirurgia com ortopedista no final da tarde, com o intuito de fazer a ligação entre o pescoço e a coluna, para tirar a compressão da medula óssea. Após a cirurgia, ele ficará na UTI durante 24 horas e uma nova análise será feita para conferir o sucesso do procedimento cirúrgico. Se for bem-sucedido, ele poderá receber alta e retornar a Gramado em três dias.

Entretanto, mesmo com a cirurgia, a paraplegia não deverá ser revertida. "O diagnóstico atual dele é de paraplegia, o médico nos falou que 99,9% após a cirurgia é de ficar sem a possibilidade de caminhar, já foi constatado e a princípio é definitivo. Ele disse que pela mente, pela positividade do Fabiano, pela recuperação e com fisioterapia intensiva, ele pode voltar a caminhar num futuro, de 6 meses para mais, mas pelo estado crítico, pela situação, que não deve voltar a andar", explica Diego.

Como ajudar

Fabiano não tem convênio de saúde. Por isso, um grupo de WhatsApp foi criado pelo noivo Diego para atualizar as notícias sobre o estado de saúde do jovem para amigos próximos e familiares. Foi a partir dali que surgiu a ideia de criar uma vaquinha on-line, para arrecadar recursos para o tratamento e os próximos meses.

A proposta é arrecadar R$ 40 mil, que será utilizado em equipamentos, fraldas, insumos e tudo o que ele precisar durante o tratamento. O valor também auxiliará na mudança de residência do casal. O apartamento que moram atualmente, um duplex, não tem acessibilidade para uma cadeira de rodas. "Vamos ter que sair do apartamento, para ir para uma casa plana, então o recurso vai nos ajudar a alugar, dar o valor da caução. Hoje também vou precisar comprar um colar cervical, que custa mais de R$ 500. E tem todo o tratamento dele, que por mais que a gente consiga pelo SUS, pode demorar ou não ser a quantidade necessária, então tivemos a ideia de criar a vaquinha para isso, para ter recursos para o que ele precisar", comenta Diego Matte.

Quem quiser auxiliar, pode acessar o site da Vaquinha, em: www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-para-despesas-com-fabiano ou fazer um Pix pela chave de número de celular 54999469725.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual