Publicidade
Notícias | Gramado TARIFA ZERO

Transporte público poderá ser gratuito na alta temporada em Gramado

Projeto de lei protocolado na Câmara de Vereadores propõe isenção nos finais de semana dos meses de julho, novembro e dezembro

Publicado em: 16.06.2023 às 03:00 Última atualização: 17.06.2023 às 10:49

Um projeto de lei que visa sustentabilidade e incentivo ao uso do transporte público municipal. Com esses objetivos, o prefeito Nestor Tissot apresentou aos vereadores, em uma reunião aberta à imprensa e comunidade, a proposta de isenção de passagem nos ônibus da cidade durante dias em períodos de alta temporada.

Prefeitura aportará os valores destes períodos de gratuidade
Prefeitura aportará os valores destes períodos de gratuidade Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

A possível nova legislação, denominada como Tarifa Zero, foi explicada de antemão ao Legislativo gramadense, visando contar com o apoio dos parlamentares. "É um projeto de lei elaborado pela Secretaria de Trânsito, que trata de isenção de transporte nos meses de julho, novembro e dezembro, nos sábados e domingos", conta o chefe do Executivo municipal.

De acordo com o prefeito, os períodos escolhidos foram pensados na alta movimentação registrada e fluxo de veículos pelas vias da cidade. "Julho é o mês de maior movimento no inverno, e novembro e dezembro é o nosso forte, temos nosso Natal Luz. Isso vai ajudar na mobilidade urbana, vai contribuir muito com a contratação da hotelaria, gastronomia e facilitar os extras, isentando essas pessoas e ajudando a trabalhar aos finais de semana", pontua.

O projeto de lei foi protocolado na quinta-feira, dia 15.

Como funcionará

A isenção de passagem será válida tanto para o perímetro urbano, quanto rural da cidade. O projeto de lei estabelece também o não pagamentos nos meses estabelecidos para este ano. Portanto, ainda não há informações se o programa será continuado, caso aprovado, a partir de 2024.

Além de assegurar a melhora na mobilidade urbana municipal, a proposta quer estimular o uso do transporte público. Também, quer oferecer auxílio para a manutenção do serviço vigente, para diminuir os impactos que a empresa que oferta o serviço sofreu devido à pandemia da Covid-19.

Pagamento

Para que os usuários do transporte público não paguem a tarifa, quem bancará o valor será a própria Prefeitura de Gramado.

O Município fará o pagamento de forma semanal, a partir do relatório do sistema de bilhetagem emitido pela empresa, que deverá ser protocolado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual