Publicidade
Notícias | Gramado TEVE ATÉ TRICAMPEÃO

FESTIVAL DE GASTRONOMIA: Conheça os vencedores dos concursos de Melhor Chef

Disputas ocorreram na modalidade infantil e adulta, na Escola Chefs Gourmet e Senac Gramado

Publicado em: 13.09.2023 às 16:54 Última atualização: 13.09.2023 às 16:58

 Provas, degustações e análise de jurados. Foram diversas as etapas que cozinheiros e chefs de Gramado tiveram que passar, para chegar aos finais do concurso Melhor Chef, competição que ocorre dentro da programação do Festival de Cultura e Gastronomia. Neste ano, ainda, houve a primeira edição do Melhor Chef Kids. E nesta quarta-feira (13) à tarde, no palco do evento, na Rua Pedro Benetti, os vencedores foram conhecidos e receberam os troféus Concha de Cristal, confeccionados pela Cristais de Gramado.

Thomas Silveira e Valentina Bordin na revelação do Melhor Chef e Melhor Chef Kids no Festival de Gastronomia
Thomas Silveira e Valentina Bordin na revelação do Melhor Chef e Melhor Chef Kids no Festival de Gastronomia Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Na modalidade adulta, o melhor chef eleito foi Thomas Silveira, sagrando-se tricampeão da competição e representando o Hotel Wood Gramado. Com apenas 30 anos, ele já ganhou o concurso em 2019 e 2021. Em segundo lugar ficou Henrique Fülber, do Sálvio Restobar, e fechando o pódio William Cabrera, do Catherine Restaurante.

"É emocionante, gastronomia não é fácil, a gente fica confinado numa caixa, de certa forma não sabem do nosso trabalho, a não ser amigos e seguidores, e esse tipo de evento é uma forma de disseminar e mostrar como nós trabalhamos, a criatividade que a gente utiliza, inventar, botar a cara a tapa e mostrar para o que veio. E fico muito feliz em ser novamente campeão. É tri, não adianta", brinca Thomas.

Já o top 3 do Melhor Chef Kids foi todo feminino. A competição, que contemplava jovens até 14 anos, teve a Valentina Bordin na primeira colocação. Em seguida, Antonella Peccin ocupou a posição de vice e Manuela Arend ficou em terceiro lugar. 

"Eu sempre gostei e quis seguir essa carreira. O que eu mais gosto de cozinhar são salgados. E sempre gostei de me expressar cozinhando" diz Valentina, que cozinha desde os 8. Há dois anos, todas as quintas-feiras faz curso de gastronomia na Escola Chefs Gourmet. 

Para o presidente da Abrasel Hortênsias, Marcelo Wazlavick, ver a valorização da gastronomia e do trabalho dos profissionais é motivo de orgulho. "Ser cozinheiro é muito mais que cozinhar para os outros e ter técnicas, é saber sobre escolhas, sacrifícios e ter amor pela profissão, o que certamente mostraram aqui", pontua. 

A disputa

As provas dos três finalistas selecionados de cada prova ocorreram pela manhã, no Senac Gramado e na Escola Chefs Gourmet. Eles precisaram elaborar e preparar uma receita com a utilização de, ao menos, uma Planta Alimentícia Não Convencional (Panc), tema central da edição 2023 do festival. Num primeiro momento, oito foram selecionados, para então, após nova prova, ser escolhido os três representantes finais. 

"Nosso agradecimento a todos que participaram, pois tiveram que usar a criatividade e pensar em receitas e após fazer elas usando as Pancs", coloca a diretora do Senac Gramado, Daniela Barbosa. 

"Eu quis usar processos com as Pancs, não apenas na finalização. Então fiz um tartar levemente defumado com topinambur defumado, que lembra um pouco a batata-doce e apresentei junto chips de tomarilho", conta o vencedor Thomas.

Prato do Thomas Silveira no Melhor Chef
Prato do Thomas Silveira no Melhor Chef Foto: Cleiton Thiele/SerraPress

"Quando as montanhas encontram as Pancs" foi o nome do prato escolhido pelo chef. "É um pouco prepotente, mas ao mesmo tempo lúdico, é um prato que tu olha e entende o nome. Fiz um laguinho com clitori azul e nata e um pouco de alho, com um molho morno que servi junto com o tartar, foi um prato com troca de temperatura. E acho que agradou, pois sou campeão", diz animado o cozinheiro.

Questionado se buscará pela quarta vez o troféu de campeão, ele é enfático. "Com certeza, esquece. Não me contento, sou mega competitivo, ontem joguei basquete até meia-noite numa quadra, para dar uma desopilada, estava nervoso, mas ao mesmo tempo focado e que bom que deu tudo certo", frisa. 

Thomas Silveira foi o campeão do concurso Melhor Chef no Festival de Gastronomia
Thomas Silveira foi o campeão do concurso Melhor Chef no Festival de Gastronomia Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Pelo Chef Kids, Valentina trabalhou em um purê de aipim com Ora-pro-nóbis, com ragu de carne e crisps de Ora-pro-nóbis. "Eu já tinha em casa uma planta de Ora-pro-nóbis e quando fui pesquisar sobre as pancs, descobri que ela era e resolvi usar. E aí entrei em contato com outros chefs que já tinham me dado aula e a própria professora Larissa me ajudaram a montar o prato e escolher o que combinava".

Valentina Bordin foi a campeã do Melhor Chef Kids no Festival de Gastronomia
Valentina Bordin foi a campeã do Melhor Chef Kids no Festival de Gastronomia Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Sobre o desempenho das crianças, o júri ficou impressionado. "Eles mostraram um nível muito alto de pratos. E isso nos enche de orgulho, pois são esses profissionais que vão tomar conta da cidade no futuro", coloca o chef Jardel Hay, professor na Chefs Gourmet.

Prato do Melhor Chef Kids de Valentina Bordin
Prato do Melhor Chef Kids de Valentina Bordin Foto: Divulgação

Fernanda Fauth

Entre em contato com
Fernanda Fauth

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual