Publicidade
Notícias | Gramado PENSAMENTO NA ARGENTINA

Seleção brasileira feminina de futsal finaliza treinos em Gramado com a jogadora eleita oito vezes melhor do mundo

Pré-temporada estava sendo realizada em Gramado, na Serra gaúcha. Nesta sexta-feira (22), elas partem para Buenos Aires, onde irão em busca do título da Copa América

Publicado em: 22.09.2023 às 11:44 Última atualização: 25.09.2023 às 10:13

Com muita habilidade no pé e concentração. É assim que o Brasil está se preparando para buscar o sétimo título da Copa América de Futsal Feminino. O torneio inicia no domingo, dia 24, e segue até 1º de outubro, em Buenos Aires, na Argentina. Ganhando seis das sete vezes que disputou a competição, o histórico positivo só faz aumentar a vontade de vencer e manter a hegemonia.

A premiada ala Amandinha é uma das líderes da seleção
A premiada ala Amandinha é uma das líderes da seleção Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

O técnico Wilson Sabóia convocou 15 atletas. Na primeira fase, elas vão encarar as seleções do Paraguai, Bolívia, Equador e Venezuela. As duas primeiras colocadas garantem lugar na semifinal. Com as melhores atletas à disposição, Sabóia destaca que a parte difícil dessa missão é unir toda a habilidade das jogadoras em um mesmo ritmo.

“Individualmente, elas são maravilhosas. Agora, cabe a nós desenvolver um treino para que elas possam se entender dentro de quadra”, adianta. “Para termos uma seleção forte, precisamos transformar o individualismo em competência coletiva”, complementa.

Wilson Sabóia
Wilson Sabóia Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Entre as principais qualidades das escolhidas para representar o Brasil, o técnico diz que as atletas possuem habilidade técnica e visão de jogo. Assim, saberão como colocar obstáculos às adversárias. “Precisamos ser competitivos ao extremo, com ou sem a bola”, enfatiza. Mesmo com grandes seleções na chave, Sabóia garante que o grupo tem condições de brigar por mais esse título.

“O futsal feminino na América Latina cresceu nos últimos anos, com as equipes propondo mais e não apenas se defendendo. Estamos propiciando subsídios táticos para que as atletas saibam sobrepor qualquer tipo de marcação”, ressalta o técnico.

Preparação intensa

 Com pouco tempo para a preparação, a seleção chegou em Gramado no sábado, dia 16, e permanece até esta sexta, dia 22. “A gente quer aproveitar esses dias para integrar o grupo e colocar todo mundo em uma mesma linha de pensamento. Estamos todas concentradas, focando na parte tática para termos um padrão que englobe todas as jogadoras”, reforça a fixa Taty.

Taty
Taty Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Ela enfatiza a qualidade das seleções, mas acentua a vontade de vencer. “Queremos esse título”, destaca. “Paraguai e Argentina vêm bem e temos que prestar atenção para não ter tropeços durante os jogos para alcançarmos nossos objetivos”, aponta.

Apesar de ser figura presente na seleção há anos, Taty afirma que a sensação de ser convocada é sempre única. “É como se fosse a primeira vez. É muito emocionante representar o Brasil e fico na expectativa. Estava esperando muito por isso, sempre com aquela ‘fézinha’, mas fiquei muito feliz por estar na lista”, pondera.

Oito vezes a melhor do mundo

Amandinha é jogadora da seleção brasileira feminina de futsal
Amandinha é jogadora da seleção brasileira feminina de futsal Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Esse sentimento de “como se fosse a primeira vez” também é compartilhado por Amandinha. A ala já foi eleita oito vezes como a melhor jogadora de futsal do mundo. “Este ano eu completo dez anos na seleção, é sempre um prazer imenso representar o meu País e dividir a quadra com tantas craques”, salienta.

Conforme ela, a seleção paraguaia será uma das mais difíceis dessa primeira fase. “As atletas são fortes, rápidas e habilidosas”, enumera. “Conhecemos as atletas das outras seleções, pois algumas jogas no Brasil e outras enfrentamos na Europa. Precisamos aproveitar o tempo que temos para nos prepararmos e jogarmos um jogo que beneficie todo o time”, comenta.

"Uma das cidades mais lindas do Brasil"

 Feliz em estar na Serra, Sabóia conta que já visitou Gramado, porém que a estrutura esportiva o surpreendeu. “Gramado é uma das cidades mais lindas do Brasil”, frisa. A opinião é corroborada por Taty, que está no município pela primeira vez.

“Tive um impacto pela beleza. Tenho que voltar nas minhas férias”, salienta a fixa. Amandinha, que fazia mais de dez anos que esteve em Gramado se encantou. “É um prazer estar novamente nesta cidade tão linda e que nos recebe sempre tão bem”, aponta.

"As crianças acabam se espelhando nesses atletas"

 Gramado tem sido a escolhida para diversas ações das seleções brasileiras de futsal. No início de 2022, a masculina realizou a preparação para a Copa América e garantiu o terceiro lugar da competição.

Em setembro do ano passado, o município foi sede do sul-americano de futsal feminino sub-20. As brasileiras fizeram bonito e venceram o torneio depois de uma campanha invicta, com seis vitórias e 37 gols marcados.

Agora, a expectativa é em manter o ritmo e torcer mais uma vez pela seleção feminina. O secretário de Esporte e Lazer, Lucas Roldo, pondera que a aproximação com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a estrutura esportiva da cidade facilitam as ativações.

“Estamos sempre tentando captar grandes eventos e fazer parcerias, pois isso desenvolve a cidade como um todo.”, acrescenta, agradecendo às empresas Brocker Turismo e Hotéis Fioreze que ajudaram a viabilizar esta temporada da seleção. Com os treinos abertos, o gestor público cita que ter grandes nomes do esporte por perto motiva os jovens.

“As crianças acabam se espelhando nesses atletas. No caso do futsal feminino, temos projetos sociais e queremos aumentar essa participação”, conclui.

Mônica Pereira

Entre em contato com
Mônica Pereira

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual