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Notícias | Gramado PROJETO DE EXPANSÃO

Rede de farmácias com mais de mil unidades no Estado prevê faturamento de R$ 2,2 bilhões em 2024

Grupo realiza feira de negócios com Gramado, com expectativa de movimentar R$ 80 milhões

Publicado em: 20.10.2023 às 12:22 Última atualização: 20.10.2023 às 13:40

Uma feira de negócios para aproximar a indústria do varejo e também apresentar novidades do setor farmacêutico. Até o domingo, dia 22, a Farmácias Associadas realiza a 16ª edição do evento corporativo da rede, que deve reunir cerca de 3 mil pessoas.

Feiras da rede são realizadas na Serra
Feiras da rede são realizadas na Serra Foto: Tiago Konrath/Divulgação

Gramado é a sede desse encontro, realizado nos pavilhões do Serra Park. A expectativa é movimentar R$ 80 milhões, sendo 11% a mais do que no ano passado. O presidente da rede, Ben Hur Jesus de Oliveira, diz que um dos principais focos da feira é fazer com que os proprietários das unidades consigam adquirir produtos com melhores condições de preço.

“Baseada em uma excelente negociação, é possível vender produtos com preços promocionais para o cliente”, garante.

Além disso, os 70 expositores apresentam novos produtos e novidades para o setor. “É uma oportunidade de aproximação com os fornecedores e um momento para encontro e confraternização dos nossos associados”, frisa o presidente, que está no ramo de comércio farmacêutico há 34 anos.

Crescimento

Atualmente, a rede conta com 1,4 mil unidades em seis Estados do Brasil, sendo que 1.027 ficam no Rio Grande do Sul. Em um projeto de expansão, que iniciou em 2018, o objetivo é atingir 1,5 mil lojas até o final deste ano. O grupo planeja, ainda, alcançar um faturamento de R$ 1,5 bilhão neste ano. Para 2024, a meta é ultrapassar os R$ 2,2 bilhões.

Ben Hur
Ben Hur Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Para Ben Hur, isso será possível devido ao trabalho da rede para ampliar a marca própria e incrementar o mix de produtos oferecidos nas farmácias. “Estamos nos voltando para a venda de linha de suplementos e alimentos naturais”, atesta. Nesta edição da feira de negócios, um site para venda de produtos on-line será apresentado aos associados do grupo. Até novembro, o e-commerce deve estar disponível aos clientes, que poderão conferir as novidades e comprar sem sair de casa.

“Estamos sempre atentos ao mercado e preocupados com que cada loja aumente o próprio faturamento. Quando trazemos algo de novo é para todos, independente do tamanho da farmácia”, destaca o presidente, que está à frente do grupo desde o ano passado.

Mercado farmacêutico

Em uma avaliação do mercado, o presidente do grupo pondera que existe uma dificuldade natural para todo o varejo, por causa da recessão econômica.

“No segmento das farmácias, podemos citar também o crescimento rápido das grandes redes. Mas estamos conseguindo superar isso no associativismo, trabalhando em conjunto para conseguirmos buscar melhores preços e apoio da indústria, acompanhando assim a concorrência”, atesta Ben Hur.

O presidente avalia que a aproximação de cada proprietário com a comunidade local é um dos diferenciais das lojas do grupo. “É uma força nossa”, diz, citando parcerias com organizações, com a Liga de Combate ao Câncer e Apae.

Grupo de trabalho

Ben Hur salienta que são cerca de 50 colaboradores voltados a prestar serviços para os associados, nas diversas áreas, como comerciais e de marketing. “Temos uma central que gerencia a negociação com a indústria. Assim, mesmo farmácias pequenas conseguem ter o benefício de uma condição comercial de qualidade”, aponta.

“A Farmácias Associadas possui um software próprio de gestão, de precificação de produtos e de controle de estoque. Oportunizamos, treinamos e realizamos encontros constantes entre os proprietários para a troca de experiências”, acrescenta

Aumento dos produtos próprios

Como próximos passos, a rede prospecta fomentar a marca própria, que já conta com um catálogo de 250 produtos, entre linha de higiene, primeiros socorros, suplementos alimentares e fraldas.

“Dessa forma, conseguimos apresentar aos clientes exclusividade e ter uma melhor negociação de preço, com um produto de qualidade”, comenta Ben Hur. “O primeiro item de marca própria foi o nosso protetor solar, criado em 2003. É um case de sucesso e representa cerca de 90% da venda de protetores solares nas farmácias na rede”, revela.

Mônica Pereira

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Mônica Pereira

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