Publicidade
Notícias | Gramado NEGOCIAÇÕES

Parque das Orquídeas pode ter área pública ampliada em 9 hectares; entenda o porquê

Prefeitura de Gramado planeja transformar o local em um novo atrativo turístico

Publicado em: 27.10.2023 às 15:41 Última atualização: 27.10.2023 às 15:42

O crescimento da área urbana de Gramado e as edificações que aumentam a cada dia tornam a preocupação com a preservação dos espaços verdes e públicos da cidade um aspecto indispensável para o futuro do município. Um desses exemplos é um reduto da Mata Atlântica bem na área central: o Parque das Orquídeas.

Área no Centro inclui a Vila Suíça e o Parque das Orquídeas
Área no Centro inclui a Vila Suíça e o Parque das Orquídeas Foto: Dinarci Borges/Divulgação
As discussões sobre o planejamento para essa parte da cidade não são recentes e se intensificaram com a chegada de um projeto de um resort de luxo, da rede Marriott, que será construído na localidade. Com as licenças aprovadas, a previsão é que entre em operação em 2025, ocupando uma área de 32 mil metros quadrados.

Para que o empreendimento pudesse se instalar, precisou aderir à Operação Urbana Consorciada (OUC) Vila Suíça, que tem como principal objetivo ampliar a área pública destinada ao parque. Além de transferir ao Município parte do terreno, a empresa vai precisar realizar algumas ações mitigatórias, como a melhoria da infraestrutura urbana do entorno e construção de uma rede de esgoto.

Outra compensação será a criação do Plano de Manejo do Parque da Orquídeas, instrumento com diretrizes sobre a ocupação do solo. Na prática, o que poderá ou não ser instalado no local. Isso ocorre porque a Prefeitura de Gramado planeja transformar o parque em um atrativo ambiental de cunho turístico. 

Como vai funcionar

Rafael Bazzan
Rafael Bazzan Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Desde 2010, o Executivo negocia áreas para o parque. Até então, são 36,44 hectares adquiridos, através de troca de índices construtivos, quitação de tributos ou de modo judicial. Atualmente, as secretarias de Planejamento e Meio Ambiente atuam nas negociações com outros dois proprietários, o que representará mais 9 hectares de espaço público.

O secretário de Planejamento, Rafael Bazzan, afirma que a Prefeitura está trabalhando no uso dos instrumentos urbanísticos e ambientais, sem a necessidade de utilização direta de dinheiro público. “Estamos conversando com esses proprietários para uma requalificação dos requisitos urbanísticos. Assim, eles doam parte do terreno em troca de índices construtivos e mais possibilidades de uso daquela área”, destaca.

A secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, completa que a implantação de empreendimentos no entorno é acompanhada pelo Ministério Público e que não representará grandes construções. Os gestores das pastas explicam que essas medidas estão sendo tomadas para que a Prefeitura consiga criar um acesso ao parque na área central, pela Vila Suíça.

“Hoje, não temos um acesso pelo Centro em área pública e isso é importante para conseguir de fato colocar em prática a concepção de criação do parque turístico. Agregando esses 9 hectares, além dos terrenos, estamos buscando outras contrapartidas que serão benéficas, como estudos ambientais”, afirma Rafael.

A formalização desse projeto de requalificação e ampliação da área do parque será realizada através de um termo de ajustamento de conduta (TAC). Após, o projeto de lei é enviado à Câmara de Vereadores para aprovação.

Área em negociação pela Prefeitura de Gramado
Área em negociação pela Prefeitura de Gramado Foto: Arte Alan Machado/GES

Vai ser construído um teleférico?

Cristiane
Cristiane Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Uma das especulações sobre o Parque das Orquídeas é que ele seria concedido à iniciativa privada junto com o Parque dos Pinheiros, que fica no Mato Queimado, e que seriam ligados por um teleférico.

Cristiane pondera que somente estudos e laudos poderão afirmar essa possibilidade. “O que temos de concreto é que queremos um parque com viés natural e não temático, com o menor impacto na vegetação, mas que seja permitida a visitação. Podem ter trilhas, tirolesa, bike suspensa. Queremos conservar o máximo possível da nossa Mata Atlântica e paisagem do local”, cita a secretária.

As secretarias envolvidas nesse processo estão discutindo a modelagem de concessão do Parque das Orquídeas, mas ainda não há previsão de quando os editais devem ser lançados.

Mônica Pereira

Entre em contato com
Mônica Pereira

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual