Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Mundo Fim de espera

Encontrado submarino argentino ARA San Juan

Localização acontece quase um ano depois do acidente com embarcação da marinha do País vizinho

Publicado em: 17.11.2018 às 08:55 Última atualização: 17.11.2018 às 09:03

Foto por: Armada Argentina
Descrição da foto: Imagem obtida pela equipe de localização, mostrando os destroços do ARA San Juan a 800 metros de profundidade no Oceano Atlântico

A notícia de que a companhia norte-americana Ocean Infinity saiu para procurar foi finalmente confirmada na noite desta sexta-feira, segundo o jornal Clarín: o submarino argentino ARA San Juan foi encontrado a 800 metros de profundidade e a cerca de 500 quilômetros da cidade de Comodoro Rivadavia, na província de Chubut, no sul argentino.

Conforme a publicação, a primeira informação, confirmada quase que imediatamente pela Marinha e pelo Governo, indicava que os restos de um navio, "achatado na proa, mas completamente intacto", estavam localizados no mesmo lugar onde há um ano houve o acidente com o submarino. 

A notícia traz um alento aos parentes, que sempre permaneceram na posição de reivindicação e exigiram do Poder Executivo por todos os meios que a busca dos 44 tripulantes não fosse abandonada.

Por volta da meia-noite, o ministro da Defesa, Oscar Aguad, notificou imediatamente o presidente Mauricio Macri. E simultaneamente, a partir do convés do navio norueguês Seabed Constructor, os familiares a bordo como observadores da operação se comunicaram com os demais parentes no solo, que ficam em um hotel em Mar del Plata. Neste sábado eles se reunirão Base Naval para receber mais novidades e detalhes técnicos.

O contato com o submarino "ARA San Juan" foi perdido em 15 de novembro de 2017, quando navegava no Golfo de San Jorge, a 450 km da costa.

Tinha zarpado de Ushuaia, no extremo sul da Argentina, de volta a Mar del Plata, 400 km ao sul de Buenos Aires. As buscas começaram 48 horas depois. Colaboraram 13 países, mas a maioria se retirou antes do fim de 2017, sem resultados.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.