Publicidade
Notícias | Mundo Estados Unidos

Aos 94 anos, morre ex-presidente americano George H.W. Bush

Republicano morreu poucos meses após falecimento de sua esposa Barbara Bush, com quem foi casado por 73 anos

Por AFP
Publicado em: 01.12.2018 às 09:01

Foto por: Luke FRAZZA / AFP
Descrição da foto: George H.W. Bush em foto na Casa Branca, em 1992, quando ainda era presidente dos Estados Unidos
O ex-presidente dos Estados Unidos George H.W. Bush, que governou o país de 1989 a 1993, durante o final da Guerra Fria, e venceu a primeira Guerra do Golfo, morreu na noite de sexta-feira (30) aos 94 anos. A morte de Bush ocorreu poucos meses após o falecimento de sua esposa Barbara Bush, com quem foi casado por 73 anos. Eles tiveram cinco filhos e 17 netos.

"A Jeb, Neil, Marvin, e Doro me entristece anunciar que depois de 94 anos extraordinários, o nosso amado pai faleceu", declarou o seu filho, o também ex-presidente George W. Bush, em um comunicado publicado no Twitter por um porta-voz da família. "George H. W. Bush foi um homem de grande caráter e o melhor pai que um filho ou filha poderia pedir", acrescentou.

A família informou que ele morreu em Houston, Texas. Detalhes do funeral serão anunciados oportunamente, segundo um porta-voz.

Provavelmente, o corpo do 41º presidente dos Estados Unidos será levado para Washington para uma homenagem nacional, e será enterrado no Texas, na Biblioteca e Museu Presidencial George H.W Bush, onde neste sábado um grupo de estudantes se reuniu para prestar homenagem.

Trump em Buenos Aires

De Buenos Aires, onde participa da cúpula do G20, o atual presidente Donald Trump destacou a "liderança inquebrável" de George H.W. Bush, que permanecerá nos anais da História por ter decidido a participação dos Estados Unidos na libertação do Kuwait, após a invasão deste país pelas tropas do líder iraquiano Saddam Hussein.

"Com sua autenticidade essencial, inteligência afiada e compromisso inabalável com fé, família e país, o presidente Bush inspirou gerações de compatriotas americanos ao serviço público", disse Trump em um comunicado.

"Os Estados Unidos perderam um patriota e um humilde servo", assegurou, por sua vez, Barack Obama, observando que suas ações permitiram "reduzir o flagelo das armas nucleares e formar uma ampla coalizão internacional para expulsar um ditador do Kuwait".

Obama também estimou que George W.H. Bush contribuiu "para acabar com a Guerra Fria sem um único tiro".

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual