Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Mundo Tragédia

Sobe para 73 o número de mortos em explosão de gasoduto no México

Autoridades acreditam que acidente aconteceu depois que traficantes de combustível perfuraram um duto embaixo da terra

Por AFP
Publicado em: 20.01.2019 às 11:41 Última atualização: 20.01.2019 às 11:58

Foto por: FRANCISCO VILLEDA / AFP
Descrição da foto: Número de mortos em explosão de gasoduto já passa de 70
A explosão em uma tubulação de combustível no estado mexicano de Hidalgo deixou pelo menos 73 mortos, 74 feridos e ocorreu no momento em que centenas de pessoas roubavam a gasolina que vazava do duto.

"A contagem já é de 73 pessoas mortas, das quais cinco perderam a vida no local e foram encontradas lá", disse o governador de Hidalgo, Omar Fayad, em entrevista coletiva com o presidente Andrés Manuel López Obrador, na capital mexicana.

Segundo Fayad, há 74 feridos, dos quais 50 estão sendo atendidos em Hidalgo e 24 foram transferidos para hospitais de estados próximos. Entre os feridos, há sete menores, um deles com 12 amos.

"É uma tragédia que nos dói muito. Estamos aqui para oferecer todo o apoio, ajuda aos moradores, às pessoas afetadas, às vítimas", disse o presidente López Obrador aos jornalistas, após visitar a área do desastre. Ele acrescentou que esta tragédia não muda sua estratégia contra o roubo de combustível e demonstra "infelizmente a necessidade de mantê-la". "Continuaremos a erradicar essa prática", enfatizou.

Foto por: Enrique CASTRO / AFP
Descrição da foto: Vista aérea da cena onde ocorreu explosão em gasoduto q

A explosão ocorreu na noite de sexta-feira na comunidade de Tlahuelilpan, na localidade de Hidalgo, a cerca de 120 km da capital, depois de que traficantes de combustível perfuraram um duto e cerca de 700 pessoas se lançaram para roubar gasolina. O incêndio subsequente foi extinto pouco antes da meia-noite de sábado.

"O que sabemos é que havia o vazamento e uma atividade clandestina que já estava sendo resolvida pelas autoridades competentes", explicou Omar Fayad.

Cerca de 25 militares foram à zona quando se reportou que o duto tinha sido perfurado, mas não conseguiram fazer os moradores deixarem o local, relatou o secretário de Defesa, Luis Crecencio Sandoval, na coletiva de imprensa realizada no Palácio Nacional da capital.

Imagens da TV local mostraram dezenas de pessoas roubando o combustível, que jorrava do duto.

Horas depois, no início da noite, foram gravadas as primeiras imagens do incêndio, com pessoas fugindo apavoradas e pedindo socorro aos gritos em função da explosão ocorrida em seguida.

Foto por: FRANCISCO VILLEDA / AFP
Descrição da foto: Polícia acredita que explosão aconteceu devido a vazamento provocado por furto de gasolina em gasoduto

Os corpos carbonizados permanecem na posição em que morreram - alguns com braços ou com uma perna levantada - enquanto especialistas trabalham na área em sua identificação.

Em Tlahuelilpan, familiares disseram à AFP que insistiram com os peritos para que continuassem as buscas de vítimas.

"Pedimos a eles que buscassem em toda área, porque ainda há corpos", afirmou Citlali Trejo, de 36 anos, que procura o irmão.

No local, cercado por plantações, elementos do Exército e da Polícia isolaram a área, enquanto unidades de bombeiros trabalhavam entre colunas de fumaça.

Pelo Twitter, a secretária americana de Segurança Interna, Kirstjen Nielsen, manifestou suas condolências às vítimas e disse que sua pasta está pronta para ajudar o governo mexicano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.