Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Mundo França

Manifestações do Dia do Trabalho têm tensão e forte esquema de segurança em Paris

Manifestantes e polícia entraram em confronto; presidente exigiu resposta 'extremamente firme' em caso de violência

Por AFP
Publicado em: 01.05.2019 às 10:57

Foto por: Zakaria ABDELKAFI / AFP
Descrição da foto: As tradicionais manifestações de 1º de maio em Paris, geralmente pacíficas e dedicadas a reivindicações salariais, acontecem nesta quarta-feira sob tensão
A tensão aumenta, nesta quarta-feira (1), em Paris, após os primeiros confrontos registrados entre militantes radicais e a polícia, pouco depois do início da tradicional passeata do Dia dos Trabalhadores. Geralmente pacíficas e dedicadas a reivindicações salariais, as manifestações acontecem nesta quarta-feira sob tensão e forte esquema de segurança.

O clima esquentou em Paris quando a polícia recorreu ao gás lacrimogêneo para dispersar centenas de "black blocs" - militantes anticapitalistas e antifascistas vestidos de preto e com o rosto coberto. Um manifestante foi ferido na cabeça.

Foto por: AFP
Descrição da foto: clima esquentou em Paris quando a polícia recorreu ao gás lacrimogêneo para dispersar centenas de 'black blocs'
Os enfrentamentos começaram às 11 horas locais ( 8 horas, em Brasília) perto do restaurante La Rotonde, que foi protegido com tapumes. Mais de 7,4 mil policiais e gendarmes foram mobilizados na capital francesa para as manifestações, onde acredita-se que haverá entre "mil e dois mil militantes radicais", segundo o ministro do Interior, Christophe Castaner.

Desde a madrugada, vários policiais começaram a revistar pessoas aleatoriamente nas proximidades da estação de Saint-Lazare, no centro de Paris.

O presidente Emmanuel Macron exigiu que a resposta aos "black blocs" seja "extremamente firme" em caso de violência, após as chamadas nas redes sociais para transformar Paris na "capital dos distúrbios".

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.