Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Mundo Obituário

Rabino Henry Sobel morre aos 75 anos em Miami

Defensor dos direitos humanos sofria de câncer

Por Estadão Conteúdo
Publicado em: 22.11.2019 às 13:40 Última atualização: 22.11.2019 às 13:44

Rabino Henry Sobel Foto: Roda Viva-YouTube/Reprodução
O rabino Henry Sobel, de 75 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (22) em Miami, nos Estados Unidos. Rabino emérito da Congregação Israelita Paulista (CIP), Sobel destacou-se como uma "voz firme em defesa dos direitos humanos no Brasil", como destaca nota divulgada pela família.

Sobel morreu em decorrência de complicações causadas por um câncer. O sepultamento será realizado no próximo domingo (24) no Woodbridge Memorial Gardens, em Nova Jersey.

O rabino teve forte atuação na ditadura militar pelo esclarecimento da morte de Vladimir Herzog, não aceitando a versão oficial de que o jornalista teria cometido suicídio e autorizando que o ex-diretor da TV Cultura fosse sepultado no Cemitério Israelita do Butantã, seguindo os ritos judaicos.

Junto a D. Paulo Evaristo Arns e ao reverendo James Wright, Sobel celebrou um ofício inter-religioso em homenagem ao jornalista, de origem judia, em 23 de outubro de 1975.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.