Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Mundo Tensão

Ataque com mísseis é 'uma bofetada' nos Estados Unidos, diz aiatolá Khamenei

Líder supremo do Irã fala em 'vingança severa' depois da morte morte do general iraniano Qassim Suleimani

Por AFP
Publicado em: 08.01.2020 às 08:13 Última atualização: 08.01.2020 às 08:13

irã assume ataque a base norte-americana no Iraque Foto: HO / IRIB / AFP
O ataque com mísseis contra bases que abrigam soldados americanos no Iraque foi "uma bofetada na cara" dos Estados Unidos - afirmou o guia supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, nesta quarta-feira (8). Na madrugada, o Irã disparou vários mísseis contra duas bases do Iraque onde há tropas dos Estados Unidos estacionadas, relataram autoridades em Teerã e em Washington.

"Na noite passada, foi dada uma bofetada na cara" dos americanos, disse o líder em um discurso divulgado pela televisão. "O que importa é que a presença corrupta dos Estados Unidos nesta região tem que terminar", frisou.

Khamenei já havia pedido uma "vingança severa" pela morte de Qassim Suleimani, general morto em 3 de janeiro em um ataque americano perto do aeroporto de Bagdá.

Segundo o Exército do Iraque, os 22 mísseis disparados contra as bases não causaram "vítimas entre as forças iraquianas".

"Entre 1h45 e 2h15 (19h45 e 20h15 em Brasília), o Iraque foi bombardeado com 22 mísseis - 17 contra a base aérea de Ain al-Assad (...) e cinco contra a cidade de Erbil - que alcançaram instalações da coalizão" internacional antijihadista dirigida pelos Estados Unidos, indicou o Exército em um comunicado.

"Não há nenhuma vítima nas fileiras das forças iraquianas", acrescentou a nota publicada sete horas depois do ataque.

O comunicado não menciona eventuais vítimas nas fileiras da coalizão.

Resposta de Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na noite de ontem que as avaliações de danos indicam que está "tudo bem" após o ataque iraniano com mísseis contra duas bases de militares americanos no Iraque.

"A avaliação de danos e vítimas está em andamento. Até agora, tudo bem! Temos o Exército mais poderoso e melhor equipado do mundo!", tuitou Trump, que fará "uma declaração" na manhã desta quarta-feira.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.