Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Mundo Alerta

Forte terremoto no Caribe ativa alerta de tsunami

Desde o ano 1900, somente um terremoto no Caribe teve magnitude maior que o de hoje (7,7)

Por AFP
Publicado em: 28.01.2020 às 17:29 Última atualização: 28.01.2020 às 17:36

Foto por: Google
Descrição da foto: Desde o ano 1900, somente um terremoto no Caribe teve magnitude maior que o de hoje (7,7)
Um terremoto de magnitude 7,7 sacudiu nesta terça-feira (28) o Mar do Caribe entre Cuba e Jamaica, informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (Usgs), que ativou um alerta para um perigoso tsunami na região.

Segundo o informe do USGS, o terremoto foi registrado a 10 km de profundidade às 19H10 GMT (16h10 de Brasília), 125 km a noroeste de Lucea, na Jamaica. O jornal Jamaica Observer, com sede em Kingston, disse que o sismo foi sentido em boa parte da ilha e durou vários segundos.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico no Havaí deu conta, com base em leituras preliminares, da "possibilidade de perigosas ondas de tsunami para a costa situada dentro dos 300 quilômetros do epicentro do terremoto".

De acordo com a Metsul Meteorologia, o Centro norte-americano de alerta emitiu aviso de risco de tsunami, mas especialistas observam que sismos na região são horizontais (reduzem risco de tsunami), ao contrário de fortes terremotos em outras partes do mundo que são de subsidência e tendem a gerar tsunamis. Ainda segundo a Metsul, o terremoto ocorre na mesma região sísmica do tremor devastador do Haiti de 12/1/2010, coincidindo com o mês de décimo aniversário do terremoto haitiano. Mais de 100 mil pessoas morreram no terremoto do Haiti de dez anos atrás. Desde o ano 1900, somente um terremoto no Caribe teve magnitude maior que o de hoje (7,7). Foi o de 4 de agosto de 1946 na República Dominicana com 2500 mortos. O sismo de hoje, assim, é um dos mais poderosos da história do Caribe. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.