Publicidade
Notícias | Mundo Natureza

Da Era do Gelo: na Rússia, rinoceronte é recuperado com órgãos intactos

Estima-se que ele tenha vivido há mais de 20 mil anos

Publicado em: 05.01.2021 às 08:36 Última atualização: 05.01.2021 às 08:38

Carcaça foi encontrada por um morador nas margens de um rio no leste da Sibéria em agosto de 2020 Foto: Reuters via BBC

Estima-se que tenha vivido há mais de 20 mil anos. Alguns dos órgãos ainda estão intactos. Trata-se de um rinoceronte-lanudo, encontrado por um morador do leste da Sibéria. De acordo com a BBC, ele teria vivido na Era do Gelo. O nível de preservação impressionou cientistas. 

A carcaça veio à tona após o derretimento do permafrost — a camada de solo permanentemente congelada em áreas muito frias — na região de Iacútia, no nordeste da Rússia. Os especialistas vão entregar o rinoceronte a um laboratório na cidade de Yakutsk para saber mais sobre o achado. Lá, os cientistas colherão amostras e conduzirão análises de radiocarbono.

Estima-se que o rinoceronte, que seria uma raridade, tenha vivido durante o Pleistoceno, era geológica compreendida entre 20 a 50 mil anos atrás. Valery Plotnikov, cientista que examinou os restos mortais, disse à mídia russa que o rinoceronte tinha entre três e quatro anos quando morreu, provavelmente por afogamento. Ela acrescentou que grande parte dos órgãos e tecidos moles do animal permaneceu intacta, incluindo os intestinos e a genitália.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.